27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1371-1


Poster (Painel)
1371-1Enzimas hidrolíticas de cepas de bactérias Gram-positivas, formadoras de esporos e halotolerante, isoladas de um habitat de restinga (Restinga de Jurubatiba), no Rio de Janeiro, Brasil
Autores:SANTOS, A.F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Pacheco, C.A. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; SELDIN,L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; SANTOS, A.L.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O screening para produção de enzimas hidrolíticas por bactérias Gram-positivas, halotolerantes e formadoras de esporos, isoladas a partir da raiz, rizosfera e solo não-rizosférico de Blutaparon Portulacoides, uma planta encontrada na Restinga de Jurubatiba localizada na região Norte do estado do Rio de Janeiro, resultou no isolamento de 22 cepas. Essas cepas foram identificadas como Halobacillus blutaparonensis (n=2), Oceanobacillus picturae (n=5) e Oceanobacillus iheyensis (n=15), e todas apresentaram habilidade de produção de diferentes enzimas extracelulares. Um total de 20 isolados (90,9%) apresentou atividade de protease, 5 (22,7%) de fitase, 3 (13,6%) de celulase e 2 (9,1%) de amilase. Algumas cepas foram capazes de produzir três (13,6%) ou duas (9,1%) diferentes enzimas hidrolíticas. Entretanto, nenhum isolado foi observado com habilidade de produção de esterase e DNAse. O isolado denominado M9, pertencente à espécie H. blutaparonensis, foi o melhor produtor de protease, além de também produzir amilase e fitase. A estirpe M9 produziu quantidades semelhantes de proteases quando cultivada na ausência de NaCl assim como também na presença de diferentes concentrações deste. Esta estirpe foi escolhida para estudos posteriores em relação à sua atividade de protease. Uma simples inspeção do sobrenadante da cultura isento de células, por sobreposição géis, revelou a presença de três grandes atividades de proteases neutro-alcalinas, variando de 40 a 70 kDa, que foram completamente inibidas por fluoreto de fenilmetilsulfonil (um inibidor de serina protease). As atividades proteolíticas foram estimuladas por NaCl (até 10%). Esses resultados sugerem o uso potencial da estirpe M9 em processos biotecnológicos e industriais, visto que a tecnologia enzimática concilia o desenvolvimento tecnológico com o uso de matérias-primas renováveis e com a preservação ambiental, questão fundamental para o país.