27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1361-1


Poster (Painel)
1361-1AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CELULOLÍTICA DE ACTINOBACTÉRIAS ISOLADAS DA RIZOSFERA DA CATINGUEIRA (Caesalpina pyramidalis Tul.) DO BIOMA CAATINGA
Autores:RIBEIRO, J.E.O. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; LAPENDA, J.C.L. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; VICALVI, M.C.V. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; SOLIDÔNIO, E.G. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; SILVA, G.R. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; ARAÚJO, J.M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; SENA, K.X.F.R. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

As Actinobactérias correspondem a um importante grupo de bactérias Gram-positivas, caracterizadas pelo alto conteúdo de Guanina e citosina, e que são frequentemente encontradas no solo. Estas bactérias são fontes importantes de uma gama de metabólitos secundários bioativos, como antibióticos e enzimas. As enzimas celulolíticas tem sido um dos principais alvos da pesquisa biotecnológica, pois possui grande potencial de aplicação em diversos ramos da indústria, como em indústrias de biocombustíveis, alimentícias, têxteis, papéis, tratamento de resíduos domésticos e agroindustriais. Este trabalho teve como objetivo investigar e avaliar qualitativamente a capacidade de síntese de enzimas celulolíticas com potencial biotecnológico por actinobactérias isoladas de solo rizosférico da planta Caesalpina pyramidalis Tul., do bioma Caatinga, em duas diferentes temperaturas de incubação. As actinobactérias foram inoculadas com alça em picada, em placas contendo meio de cultura CMC sólido enriquecido com carboximetilcelulose e incubadas nas temperaturas de 37ºC e 45ºC, por aproximadamente 7 dias. Para a visualização do halo de degradação do substrato no ensaio enzimático foi utilizado o revelador Vermelho Congo. O diâmetro da colônia e do halo de degradação foram medidos e a área total de degradação foi calculada através de uma fórmula matemática. Do total de actinobactérias estudas (64), pôde-se constatar que 84% (54) apresentaram atividade enzimática, sendo 44% (28) incubadas na temperatura de 37°C e 40% (26) a 45°C. As actinobactérias mostraram grande potencial de degradação de celulose, apresentando áreas de degradação acima de 100 mm², sendo que a maior área de degradação total foi para a linhagem C1.11 na temperatura de 37ºC (938,86) e para a linhagem C1.125 na temperatura de 45ºC (587,18). A obtenção de substâncias de interesse econômico, como as enzimas celulolíticas a partir de micro-organismos rizosféricos, têm sido frequentemente relatadas na literatura científica. Este estudo demonstrou que as actinobactérias da Caatinga representam uma fonte potencial de celulases de interesse industrial e biotecnológico. É indispensável, portanto, a pesquisa de novos micro-organismos com elevado potencial biotecnológico, para a obtenção de compostos bioativos mais eficazes que possam contribuir com a indústria e a biotecnologia.