27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1359-1


Poster (Painel)
1359-1Scytalidium lignicola Pesante fungo fitopatogênico de Opuntia ficus-indica (L.) Mill. (Cactaceae) cultivada em área da Caatinga
Autores:BOMFIM, A.G.J. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; BEZERRA, J.D.P. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; SVEDESE, V.M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; PAIVA, L.M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; SOUZA-MOTTA, C.M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; MOREIRA, K.A. (UFRPE-UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG)

Resumo

A palma-forrageira (Opuntia ficus-indica (L.) Mill.) Cactaceae, representa uma enorme parcela de forrageiras cultivadas em regiões da Caatinga no Nordeste brasileiro. Apesar do ambiente seco, a O. ficus-indicaScytalidium lignicola vem sendo descrita com grande incidência, sendo este o quarto patógeno causador de danos em cultivares de palma-forrageira no nordeste brasileiro. O objetivo deste estudo foi relatar o fungo Scytalidium lignicola como fitopatogênico de palma-forrageira cultivada em área de Caatinga. Cladódios de palma forrageira foram coletados no município de Itaíba-PE e levados ao Departamento de Micologia/CCB/UFPE para processamento em até 48 horas. O material botânico foi selecionado, lavado e das zonas de intersecção compreendidas entre as áreas lesionadas e sadias das raquetes de palma, foram cortados fragmentos de cerca de 1cm². Em seguida, os fragmentos foram lavados em álcool 70% por 1 minuto, hipoclorito de sódio 2,5% por 2 minutos, seguido de três lavagens com água destilada e esterilizada. Os fragmentos da planta foram transferidos para placas de Petri contendo o meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar (BDA), e incubados a 28 ± 2°C por até 15 dias. Trinta e cinco fragmentos foram observados onde, a partir desses, os micro-organismos foram isolados, purificados e transferidos para tubos de ensaio contendo o meio de cultura BDA. Para identificação, foram observadas as características macro e microscópicas do fungo comparando-se com literatura específica. Scytalidium lignicola foi isolado como fitopatogêncio de palma-forrageira com 28,5% de taxa de colonização dos fragmentos. Este fungo é responsável pela podridão escamosa da palma-forrageira, geralmente a podridão ocorre a partir do local de inserção das raquetes primárias, secundárias ou terciárias, sendo no início de cor marrom e, em seguida, torna-se escura devido à produção de estruturas do fungo. É consistente, com abundante exsudação de goma de coloração amarelo leitosa e tornando-se, posteriormente, enegrecida. O conhecimento dos fungos fitopatogênicos é importante para que sejam exploradas e utilizadas novas técnicas de deficiência para o controle da ‘doença da palma”.