27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1357-1


Prêmio
1357-1CARACTERIZAÇÃO DE FUNGOS PRODUTORES DE TANASE ISOLADOS EM CAVERNAS DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO (NOVA LIMA, MG – BRASIL)
Autores:Taylor, E.L.S (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Cardosos, P.G. (UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS) ; Santos, D.A. (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Ferreira, R.L. (UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS) ; Resende-Stoianoff, M.A. (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo

INTRODUÇÃO:As cavernas são ambientes estáveis que apresentas condições favoráveis ao desenvolvimento de diversos micro-organismos. No entanto, os estudos sobre a microbiota subterrânea e seu potencial biotecnológico são escassos no Brasil. A tanase é uma enzima de grande interesse industrial sendo largamente utilizada na produção de bebidas e alimentos. Essa enzima também tem grande importância ambiental por atuar como agente hidrolizante no processo de remoção de tanino como agente poluente nos efluentes de curtumes. As cavernas podem abrigar microrganismos com alto potencial na produção de enzimas por se tratar de ambiente geralmente oligotrófico e pouco estudado. Os fungos se destacam na produção de tanase, tendo como principais produtores isolados dos gêneros Aspergillus e Penicillium. O objetivo desse tabalho foi isolar, identificar e avaliar a produção de tanase por fungos presentes em duas cavernas ferruginosas no Quadrilátero Ferrífero. MATERIAL E MÉTODOS:Trinta isolados foram selecionados e identificados ao nível taxonômico de espécie utilizando características macro e microscopicas em meios de cultura específicos para cada gênero. Foram selecionadas amostras dos gêneros Aspergillus (13), Penicillium (10), Fusarium (5) e Mucor (2). O índice enzimático (IE) para a produção de tanase de cada isolado foi determinado em meio de cultura contendo acido tanino como única fonte de carbono. Os fungos foram incubados por sete dias a 25°C. Após incubação, os isolados que apresentaram IE>2 foram classificados como fungos de potencial biotecnológico para produção de tanase. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um total de nove isolados apresentou IE>2 sendo que o maior IE foi um isolado da espécie Aspergillus flavus. Nesse trabalho apresentamos as espécies produtores de tanase isoladas nas cavernas e seus respectivos IEs. Os resultados obtidos nesse trabalho mostram o potencial das cavernas abrigarem fungos produtores de enzimas de interesse industrial. CONCLUSÃO: Novos estudos devem ser realizados em busca de microrganismos de interesse industrial em ambientes subterrâneos,já que estes ambientes podem abrigar uma diversidade de fungos produtores de diversas enzimas e compostos bioativos.