27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1351-1


Poster (Painel)
1351-1AVALIAÇÃO IN VITRO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO EXTRAT0 BRUTO Solanum lycocarpum (Solanaceae)FRENTE A LEVEDURAS DO GÊNERO CÂNDIDA.
Autores:CARVALHO,R.S (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei) ; CARVALHO,F.S (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei) ; Miranda,V.C. (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei) ; Aleixo,A.A (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei) ; HERRERA,K.M.S (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei) ; Lima ,L.S.R.A (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei) ; MAGALHÃES, J.T (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei) ; FERREIRA,J.M. (UFSJ - Universidade Federal de São João deL Rei)

Resumo

A prevalência de microrganismos multirresistentes tem sido cada vez maior em infecções nosocomiais, as quais tem causado um grave problema de Saúde Pública. Por isso, o uso de antifúngicos a partir de fontes naturais pode ser uma eficaz alternativa no combate a estas infecções. Solanum lycocarpum (Solanaceae) é comum na região do cerrado brasileiro e é conhecida popularmente como “lobeira” e tem sido utilizada no tratamento de infecções. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antifúngica in vitro do extrato hidroalcoólico bruto de Solanum lycocarpum frente a leveduras do gênero Cândida.Para isto, foi avaliada a concentração inibitória mínima (CIM) através da técnica de microdiluição em caldo(CLSI 2003).O extrato vegetal foi diluído em série para concentrações que variaram de 1250 a 125µg/mL em DMSO 20%e a leitura dos resultados foi realizada em espectrofotômetro a 450nm. Os valores de CIM foram expressos em µg/mL e irão corresponder à concentração da amostra capaz de inibir de 80% ou mais do crescimento do microrganismo, quando comparado ao controle positivo utilizado que foi o antibiótico anfotericna B. O extrato da S. lycocarpum (Lobeira) apresentou CIM de 250 µg/mL frente a C. glabrata, e de 750 µg/mL frente a C. albicans e superior a 1250 µg/mL frente a C. krusei e C. tropicalis .A Anfotericina B, utilizada como controle positivo, exibiu CIM de 4µg/mL frente a C. albicans, inferior a 1µg/mL frente a C. glabrata e superior a 64µg/mL frente a C.krusei e C.tropicalis. Novas pesquisas devem ser realizadas para o delineamento do perfil de resistência das cepas, visto que C. krusei e C. tropicalis exibiram CIM elevado frente a Anfotericina B, usualmente utilizada para o seu tratamento. Assim, estes resultados mostraram importantes indícios de propriedades antifúngicas de S. lycocarpum fornecendo subsídios para pesquisas posteriores do uso de compostos isolados destas espécies como futuros agentes para o tratamento de infecções causadas por leveduras prevalentes em infecções nosocomiais.