27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1349-1


Poster (Painel)
1349-1PADRÕES E PROTOCOLOS DE MICROBIOLOGIA E DE INFORMÁTICA NA FORMAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DE UMA BACTERIOTECA UNIVERSITÁRIA
Autores:Gelinski, J.M.L.N. (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Secco, A.L. (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) ; Pereira, J.L.S. (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina)

Resumo

A diversidade microbiana representa uma fonte importante de recursos genéticos para o avanço da biologia e da biotecnologia. Abordagens recentes de estudo da biodiversidade envolvem metodologias de bioinformática e biologia molecular avançadas, mas estratégias tradicionais de isolamento e identificação de micro-organismos ainda predominam nas instituições de ensino e pesquisa do País. A criação de banco de dados em microbiologia deve envolver conhecimentos multidisciplinares, assim, os objetivos desta pesquisa foram: a)Estabelecer as condições primárias para criação e manutenção de uma bacterioteca de uma instituição de ensino e pesquisa; b)Implementar um software integrado a um banco de dados para controle e manipulação do acervo microbiológico. Foram utilizadas culturas bacterianas isoladas de diferentes origens e estabelecidas as seguintes etapas de trabalho: 1a.)Organização da infraestrutura de apoio e disponibilidade de todo o material necessário para a realização de testes para identificação e condições de cultivo de cada micro-organismo; 2a.)Padronização de metodologias de isolamento e de identificação das cepas com base em características morfofisiológicas e bioquímicas; 3a.)Criação de uma ficha de identificação para cada cepa do acervo contendo informações de características morfofisiológicas e bioquímicas; 4a.)Desenvolvimento de um banco de dados informatizado, a partir da Plataforma.NET, Microsoft,framework versão 4.0. A linguagem de programação foi o C#(CSharp),Microsoft, desenvolvido exclusivamente para esta plataforma. Serviram também como base para todas as páginas criadas o ASP.NET e o HTML atuando como front-end. O Java Script e a biblioteca JQuery foram utilizados para possibilitar animações de tela. O ambiente de desenvolvimento utilizado foi o Visual Studio 2012. Para a criação e manipulação de dados utilizou-se o SQL Server 2008 da Microsoft, atuando como banco de dados e o IIS como Servidor Web, para hospedar o sistema. Como resultado, cada uma das cepas bacterianas recebeu um código para facilitar o manuseio e organização do acervo físico e de informática; em seguida foram produzidas fichas de identificação para cada organismo inserido-as no banco de dados conforme desenvolvimento do sistema, denominado "BioCollections DataBase" (BCDB). A secção de configurações do sistema foi organizada em partes: usuários e permissões, e as duas operações mais complexas do sistema simuladas foram: Entrada de micro-organismo no estoque e Solicitação de uso. Considerando o foco do projeto e, levando-se em consideração que ainda existem poucos softwares que gerenciam a manipulação e controle dessas informações, este estudo, além de já promover parcerias dentro da instituição, auxiliando em projetos de pesquisa, atividades de ensino e manipulação de culturas, também poderá contribuir com acervos microbianos do País, permitindo a comunicação entre grupos científicos envolvidos na caracterização e proteção da diversidade microbiana.