27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1348-2


Poster (Painel)
1348-2ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE SUSCEPTIBILIDADE DE ISOLADOS CLÍNICOS DE Enterobacter spp. PRODUTORES DE KPC
Autores:RECHENCHOSKI, D.Z (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; LOPES, A.M. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; STRELING DE OLIVEIRA, A.P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; TAKASHINA, F.H (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; GALVÃO, T.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; ISHIOKA DE OLIVEIRA, A.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; HIGASHI, C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; BUCK DIAS, J. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; ROSELEN, A.P.F. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; CAMPANHARO, K. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MIRANDA, M.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; AMICHI.D.P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; JORGE, L.R. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; KANAOKA DA SILVA, E.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; PELISSON, M (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; QUESADA,R.M.B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; PERUGINI, M.R.E. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; VESPERO,E.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

O surgimento de bactérias resistentes pode ser observado desde a introdução a prática clínica, dos primeiros agentes antimicrobianos. Desde então, a rápida disseminação destes patógenos multirresistentes tem representado uma séria ameaça, considerando-se fatores como as altas taxas de mortalidade, a restrição de tratamentos e a alta prevalência de bactérias resistentes aos antimicrobianos no ambiente hospitalar As variações no padrão de sensibilidade e o aumento de casos de infecções por microrganismos que apresentam a enzima Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), demonstram a importância da família Enterobacteriaceae no ambiente hospitalar. Neste contexto, foram estudados 40 isolados clínicos de Enterobacter spp. produtores de KPC, identificados de pacientes internados no Hospital Universitário de Londrina, entre julho de 2010 e dezembro de 2011. Foi avaliada a atividade dos agentes antimicrobianos: polimixina B (PB), tigeciclina (TIG), ertapenem (ETP), imipenem (IMP) e meropenem (MEM); e realizada uma comparação de metodologias: microdiluição em caldo (BMD), Etest® (Biomérieux), Vitek 2® (Biomérieux) e difusão em disco. Os testes foram realizados de acordo com o CLSI 2012. Foram calculadas as CIM, sendo que a PB apresentou as menores concentrações pela BMD (CIM50=0,5µg/mL e CIM90=1,0µg/mL), seguida da TIG (CIM50= 4,0µg/mL e CIM90=8,0µg/mL), MEM (CIM50 =8,0 g/ mL e CIM90 = 32g/ mL), IMP (CIM50= 16g/ mL e CIM90=64µg/mL) e ETP (CIM50=32µg/mL e CIM90=256µg/mL). Quando foram calculados os erros entre as técnicas, a TIG foi o antimicrobiano maiores discrepâncias entre os métodos. Quando comparadas à BMD, para TIG, as metodologias não geraram erros grandes (MEs), mas houve uma variação nos valores de erros muito grandes (VMEs) entre os métodos, sendo de 17,5%, 10% e 25% para Etest®, Vitek 2® e disco difusão, respectivamente. O ETP foi o antimicrobiano que apresentou menor discrepâncias, apresentando 1 VME (2,5%) para o Vitek 2® e 1 ME (2,5%) para a difusão em disco. Portanto, à medida que novos métodos para a avaliação da sensibilidade a antimicrobianos tornam-se disponíveis comercialmente, é importante estabelecer seu desempenho em comparação com o método de referência, BMD.