27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1345-2


Poster (Painel)
1345-2Caracterização morfológica e determinação da taxa de crescimento de fungos isolados de solo da Antártica contaminado com óleo diesel
Autores:Cândido, T.J.S. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Costa, K.J.C.G (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Cury, J. C. (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei)

Resumo

A caracterização morfológica é uma técnica tradicional, além de ser básica e de baixo custo, podendo ser empregada para análises de identificação de fungos. Na manutenção e utilização experimental dos fungos é importante que se determine a temperatura e meio de cultura ideais. O objetivo desse trabalho foi determinar a faixa de temperatura ideal de crescimento de fungos isolados de solo antártico contaminado com óleo diesel e caracterizá-los morfologicamente. Para determinar a faixa de temperatura ideal, os fungos foram crescidos em 3 temperaturas (4°C, 15°C e 25°C) e em 2 meios de cultura: SDA (Sabouraud Dextrose Agar) e PDA (Potato Dextrose Agar), em triplicata. Para a análise morfológica foi realizada observação em microscópio com três metodologias: a fresco (sem corante), colorido com azul de metileno 2% e pela coloração de Gram. As lâminas foram observadas e fotografadas com a objetiva de 40 vezes. Com as análises morfológicas obtiveram-se as seguintes características: FA1, FA3, FA6, FA11 e FA12, filamentoso - hifas cenociticas; FA2, FA4, FA7 e FA8, filamentoso - hifas septadas; FA5, FA9 e FA10, leveduriformes. Os valores de taxa de crescimento (mg.dia-1) foram analisados através do teste de Tukey. As taxas de crescimento para a maioria dos fungos foram maiores em meio SDA do que em meio PDA, com exceções do FA4, FA8 e FA12, que não apresentaram diferenças de crescimento entre os dois meios de cultura. O FA7 apresentou o maior crescimento, com uma taxa de 22,7mg.dia-1 em meio SDA a 25°C. O FA3 obteve o maior crescimento a 15°C, sem diferença entre os meios SDA e PDA, com taxas de 4,4 e 3,6mg.dia-1, respectivamente. Apenas o FA5 obteve o maior crescimento a 4°C, com uma taxa de crescimento de 15,9mg.dia-1. O fungo FA6 não apresentou diferenças na taxa de crescimento entre as temperaturas de 15°C e 25°C, com taxas de 9,7mg.dia-1 e 10,9mg.dia-1, respectivamente. Os fungos avaliados continuarão a ser caracterizados em outros estudos para que se possam determinar outras características de crescimento além da classificação taxonômica.