27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1342-1


Poster (Painel)
1342-1BIOMASSA MICROBIANA EM SOLOS COM A ADIÇÃO DE NUTRIENTES MINERAIS E PALHADA DE CANA-DE-AÇÚCAR INCORPORADA E SUPERFICIAL
Autores:Alves, G.A. (ICIAG - Instituto de Ciências AgrariasUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Godoy, F.M. (ICIAG - Instituto de Ciências AgrariasUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Campos, C.H.F. (ICIAG - Instituto de Ciências AgrariasUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Almeida, R.F. (ICIAG - Instituto de Ciências AgrariasUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Wending, B. (ICIAG - Instituto de Ciências AgrariasUFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Mikhael, J.E.R. (ICIAG - Instituto de Ciências AgrariasUFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

A biomassa microbiana do solo (BMS) representa uma parte viva da matéria orgânica, que é responsável por processos bioquímicos e biológicos no solo e pode ser alterada pelas condições impostas no campo, como plantio direto, adição de nutrientes, dentre outros. Assim, a BMS é facilmente influenciada pelo clima, aeração e disponibilidade de nutrientes minerais. Estudos comprovam que com maior disposição de resíduos orgânicos no solo, há estímulo da BMS, tendo um maior aumento populacional e consequentemente de sua atividade. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de avaliar a atividade BMS, em relação à adição de nutrientes minerais através da aplicação de calcário, silicato e fósforo. Consorciados a aplicação de palhada de cana-de-açúcar no manejo incorporada e superficial. O experimento foi conduzido entre os meses de maio a agosto do ano de 2012 no laboratório de pedologia da Universidade Federal de Uberlândia. O solo em estudo foi coletado em uma área sob cultivo de cana-de-açúcar (latitude 19º13'00,22''S e longitude 48º08'24,80''W), em uma altitude media de 900 metros e classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico típico. O experimento foi estabelecido em um DBC (Delineamento de blocos casualizados), com três repetições e com um fatorial 2x2x2, dois tipos de corretivo do solo (Calcário e silicato de potássio), dois tipos de manejo de palhada no solo (superficial ou incorporado) e duas doses de fósforo (0Kg N ha-1 e 120Kg P2O5 ha-1), e o tratamento testemunha que foram incubados por 80 dias nestas condições. A BMS foi determinada com a extração em K2SO4, com oxidação em dicromato e titulação com sulfato ferroso amoniacal. Os resultados evidenciaram que a utilização dos corretivos no solo contribui para aumentar a atividade da BMS quando comparado com o tratamento testemunha. Verificando ainda que nos tratamentos testemunha o decréscimo da BMS foi atenuado com a ausência da aplicação de fósforo, comportamento associado a correção do pH do solo e a adição de nutrientes como o cálcio e magnésio que são elementos essenciais para o desenvolvimento microbiológico. Em relação ao efeito da palhada sobre as estimativas da quantidade da BMS, os resultados evidenciaram distinção entre os manejo somente no tratamento com a adição de silicato e no tratamento com calcário. Em se tratando do fósforo neste experimento, verificou que a adição de fósforo contribui para diminuir a atividade da BMS nos tratamentos com calcário e silicato consorciado a palhada incorporada ao solo. Esta ausência deve-se a relação existente com o pH do solo e indisponibilidade do P para a microbiota com consequente diminuição da sua atividade. A atividade da BMS apresenta uma interação entre o manejo da palhada com a adição de nutrientes provenientes de corretivos e adubação fosfatada.