27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1337-1


Poster (Painel)
1337-1REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: CONTRIBUIÇÕES DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA.
Autores:Fraga, F. B. F. F. (UFRGS/FAGRO - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Rosa, R. T. D. (UFRGS/FACED - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

O conhecimento científico passa por diversas transformações desde sua produção até sua tomada como objeto de divulgação e Ensino. Essas mudanças podem ser compreendidas como decorrentes de um processo de recontextualização e visam à adequação dos saberes a diferentes finalidades de aplicação. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de recontextualização em textos de divulgação científica, relacionados à temática de microbiologia, publicados nas seções intituladas “por que” e “você sabia” da revista Ciência Hoje das Crianças, totalizando 10 artigos. A revista é uma publicação do Instituto Ciência Hoje e foi, desde 1991, distribuída pelo Ministério da Educação para mais de 60 mil escolas da rede pública nacional como material de apoio ao Ensino de Ciências na Educação Básica. Atualmente, os textos da revista são utilizados pelo Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), o qual fomenta a educação científica em diversas escolas do País. A partir de referencial teórico-metodológico de análise de conteúdo, fragmentos de textos foram selecionados e categorizados, considerando-se elementos característicos do discurso de divulgação científica. Os resultados evidenciaram uma série de elementos comuns aos artigos: a recorrência marcante da interlocução direta com o leitor, a fim de incluí-lo discursivamente; a presença de procedimentos explicativos referentes a conceitos amplamente aceitos pela comunidade científica, para facilitar o seu entendimento pelas crianças; o uso extensivo de imagens, com a função essencial de apelo inicial à leitura; e a contextualização dos conhecimentos científicos, por meio de relações com o cotidiano das crianças. Observou-se que os textos versam de maneira atualizada e interdisciplinar sobre a temática de microbiologia, incluindo abordagens relacionadas ao ambiente, aos alimentos, à indústria e à saúde. Deste modo, a popularização da microbiologia é realizada situando sua presença no cotidiano das pessoas, confrontando a visão de senso comum que associa micro-organismos somente às doenças. O material analisado, devido a essas características, possibilita uma série de discussões a serem realizadas por professores e alunos em aulas de ciências.