27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1332-2


Poster (Painel)
1332-2Construção de modelos didáticos na resignificação da aprendizagem do ensino de bactérias para estudantes da educação básica.
Autores:Santos, J. F. R. (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Santos, D. N. (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo

O estudo das bactérias é bastante relevante à ciência, devido a importância desses seres microscópicos para a humanidade. Assim, as bactérias, não são consideradas apenas organismos causadores de doenças, mas possuem funções fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta dentre as quais podemos destacar: decomposição, fermentação, biotecnologia, biorremediação, tratamento (produção de antibióticos) e prevenção de doenças bacterianas (vacinação). Porém, quando patogênicas podem causar em humanos algumas doenças importantes pela sua letalidade e potencial de infecção, como meningite, tétano e leptospirose. Por isso, é um dos temas trabalhados na Educação Básica, sobretudo no 2° ano do Ensino Médio, mesmo sendo considerado subjetivo pelos escolares. Neste contexto, confeccionar modelos didáticos sobre a temática faz-se necessário para auxiliar a construção efetiva do seu conhecimento e na educação preventiva de algumas dessas infecções, resignificando a aprendizagem do ensino de bactérias. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de incentivar os estudantes a construírem modelos didáticos tendo em vista a resignificação da aprendizagem sobre bactérias. Para tanto foi solicitado que uma classe escolar do 2º ano do ensino médio, na zona rural de Feira de Santana - Bahia, se dividisse em 04 grupos para esquematizar os modelos referentes à estrutura, diversidade biológica, classificação quanto a parede celular e reprodução das bactérias, sendo cada equipe responsável pela confecção de um dos tópicos citados. A análise do desempenho dos estudantes durante a evolução da confecção dos modelos, bem como nas apresentações dos mesmos, revelou o desenvolvimento de grande interesse e melhor compreensão da temática pelos alunos, já que muitas escolas não possuem microscópio para utilização em aulas práticas, situação que torna o entendimento do assunto um pouco dificultado. Os resultados demonstraram que é preciso que a escola trabalhe mais sistematicamente questões relacionadas à microbiologia nas aulas de biologia, utilizando metodologias motivadoras.