27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1327-2


Poster (Painel)
1327-2Efeito da higienização na remoção de biofilmes multi espécie formados em superfície de aço inoxidável por Enterococcus faecalis, Enterococcus faecium e Listeria monocytogenes
Autores:Fernandes, M.S. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Kabuki, D.Y. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Kuaye, A.Y. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

Os laticínios são bastante susceptíveis à contaminação por Enterococcus sp. e Listeria sp. que por sua vez são capazes de formar biofilmes.A remoção destes biofilmes dependerá da eficiência dos processos de higienização dos equipamentos e utensílios que contatam os alimentos. Avaliar o efeito dos procedimentos de limpeza e sanitização no controle de biofilme multi espécie de E. faecalis, E. faecium e L. monocytogenes aderidos ao aço inoxidável foi o objeto deste trabalho. Os biofilmes foram formados após a imersão de cupons de aço inoxidável em uma solução matriz constituída de 80% de soro de leite integral e 20% de leite UHT integral, inoculada com um pool dos isolados em estudo. Após 1 e 8 dias de contato nas temperaturas de 25 e 39°C os cupons foram submetidos à diferentes processos de higienização: 1- (limpeza alcalina); 2- (limpeza alcalina-ácida); 3- (sanitização); 4- (limpeza alcalina + sanitização) e 5- (limpeza alcalina-ácida + sanitização). Quatro diferentes sanitizantes foram utilizados por 10 minutos de contato: ácido peracético (0,2%), hipoclorito de sódio (0,2%), quaternário de amônio (3%) e biguanida (1%). Os resultados mostraram que biofilmes formados após 1 dia de contato (5,67 e 5,68 log UFC/cm2 de Enterococcus sp. e 4,34 e 4,13 log UFC/cm2 de Listeria sp. para as temperaturas de 25°C e 39°C, respectivamente), todos os processos de higienização foram eficazes apresentando contagens inferiores a 1 UFC/cm2, com exceção da biguanida na etapa 3, que apresentou redução de 4,12 log UFC/cm2 para Enterococcus sp. Para biofilmes após 8 dias de contato (8,61 e 8,58 log UFC/cm2 de Enterococcus sp. e 5,21 e <1 log UFC/cm2 de Listeria sp. para as temperaturas de 25°C e 39°C, respectivamente), nos processos 2, 4 e 5 os procedimentos de higienização foram capazes de remover o biofilme a contagens inferiores a 1 UFC/cm2. No processo 3, apenas o ácido peracético foi eficiente (contagens inferiores a 1UFC/cm2); sendo a biguanida a menos eficiente, com redução de apenas 1,09 e 0,56 log UFC/cm2 para Enterococcus sp. e Listeria sp. a 25°C e 0,56 log UFC/cm2 para Enterococcus sp. a 39°C. Por outro lado, no processo 1 verificou-se que a limpeza alcalina reduziu 7,06 e 3,80 log UFC/cm2 para Enterococcus sp. e Listeria sp. a 25°C e de 3,98 log UFC/cm2 para Enterococcus sp. a 39°C, respectivamente. Os resultados demonstraram a importância da etapa de limpeza nos processos de higienização e do tipo de agente sanitizante na efetiva remoção dos biofilmes multi-espécies estudados.