27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1326-1


Poster (Painel)
1326-1CONDOMÍNIO HUMANO: FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MICROBIOLOGIA HUMANA
Autores:Souza, V. K. S. (UFPE - CAV - Universidade Federal de Pernambuco) ; Calvacanti, I.M.F. (UFPE - CAV - Universidade Federal de Pernambuco) ; Melo, J. F. (UFPE - CAV - Universidade Federal de Pernambuco) ; Silva, L.J.R. (UFPE - CAV - Universidade Federal de Pernambuco) ; Oliveira, I.S. (UFPE - CAV - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi apresentar resultados do projeto de extensão – Condomínio Humano, ao ensinar aos alunos o tema microbiota normal e patogênica ao homem, usando o modelo do condomínio predial aplicado ao corpo humano. Foi realizada exposição para alunos do 8º. e 9º. do ensino fundamental II e todo ensino médio de escolas públicas e privadas da região do agreste de Pernambuco, sendo o conhecimento microbiológico apresentado por 12 alunos monitores da disciplina de microbiologia. Cada cenário da exposição foi montado comparando o corpo humano com condomínio predial e cada região do corpo albergava micro-organismos normais (residentes e transitórios) e agentes patogênicos (bactérias, fungos e vírus). A estratégia didático-metodológica apresentou a equivalência de funções do corpo humano a um prédio: sistema imune (síndico do prédio), cérebro (caixa geral de energia), coração (caixa d’ água), boca (portaria do prédio), vasos sanguíneos (tubulação), pulmões (sistema de ventilação), região do abdômen (apartamentos onde vivem os moradores residentes – micro-organismos, empregados) e os invasores, bandidos que são que os micro-organismos patogênicos. A área de lazer - órgãos da pelve, piscina (bexiga) e genitália – salão de festa; as colunas e paredes do prédio são membros inferiores e superiores. Além da exposição foram realizadas atividades de cinemicro (vídeo sobre fungos) e sala da higienização das mãos. Ao final dos 3 dias de exposição, a avaliação do rendimento dos alunos foi realizada aplicando-se questionário sobre o conteúdo apresentado ( 5 perguntas) e eleita melhor atividade. Participaram do projeto 22 escolas, sendo 14 (63,6%) públicas e 8 (36,4%) escolas particulares, totalizando 1646 alunos. Cinco municípios do agreste estiveram presentes. A visitação aos cenários criou nos alunos uma nova visão da microbiologia, pois puderam constatar que o mundo de seres microscópicos está mais presente em suas vidas do que eles imaginavam. Um dos cenários que mais marcou o público alvo foi a região do intestino, dado à riqueza de micro-organismos presentes nesta região do corpo humano, e a forma harmoniosa que os micro-organismos convivem combatendo os invasores. A 2ª. Região do corpo mais citada nos questionários foi a região da pelve (área de lazer do prédio). O cinemicro foi a 2ª. atividade mais citada, na qual os alunos puderam ter um contato a mais com o mundo microbiológico dos fungos em seus mais diversos ambientes, incluindo o corpo humano. A atividade de lavagem das mãos proporcionou conhecimento sobre a maneira correta de lavar as mãos que transmitem micro-organismos. Ficou evidente para todos os alunos a relação didática entre micro-organismos residentes do corpo e os moradores do condomínio predial. O rendimento do conteúdo do tema microbiota normal e patogênica foi plenamente entendido pelos alunos por essa metodologia comparativa do corpo humano com o prédio.