27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1323-1


Poster (Painel)
1323-1Análise do potencial de degradação de diuron por bactéria isolada de solo com histórico de aplicação do herbicida.
Autores:SILVA, P. L. B. (IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; EGEA, T. C. (IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Monteiro, D. A. (IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; Silva, R. Da (IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; ALMEIDA, E. A (IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) ; GOMES, E (IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas)

Resumo

Diuron (3 - (3,4-diclorofenil) -1,1-dimetilureia) é um herbicida da classe das feniluréias utilizado em um largo espectro no controle de ervas daninhas em pré-emergência, em uma ampla variedade de culturas. Várias estirpes bacterianas capazes de mineralizante diuron e outros herbicidas de feniluréia foram isoladas a partir de solos tratados com estes herbicidas por períodos prolongados. O presente trabalho testou a capacidade de degradação do diuron pela bactéria TD1.46, isolada de solo com histórico de aplicação do herbicida. O teste foi realizado por fermentação submersa na presença de 50 mg/L do herbicida diuron, por 30 dias. A degradação do herbicida foi avaliada pela quantificação do Diuron remanescente e pela identificação e quantificação dos metabólitos. O equipamento utilizado foi o HPLC acoplado ao detector colorimétrico eletroquímico seguido de espectômetro de massa Shimadzu Controller (CBM20A) Linear Ion Trap Quadrupole LC/MS/MS. O Teste de degradação foi realizado em triplicata, na concentração de 50 mg/L de diuron para obtenção de uma maior concentração dos produtos. Observou-se que a bactéria TD1.46 atigiu um potencial de transformação do diuron de 58%, em 25 dias. Ocorreu a formação dos metabólitos 3,4- diclorofenil metilureia (DCPMU), 3,4-diclorofenil ureia (DCPU) e 3,4-dicloroanilina (DCA). Entretando, a formação e o desaparecimento dos produtos DCPMU, DCPU e DCA ocorreu no decorrer dos dias da fermentação. A formação do DCPMU segue pela demetilação do Diuron e seu consumo mostra que esta molécula pode ser mais facilmente assimilável que a molécula original (diuron). Os metabólitos DCPU e DCA aparecem nas análises em baixas concentrações possivelmente por serem rapidamente consumidos logo após sua formação, mostrando também serem mais facilmente assimilável que a molécula original.