27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1321-2


Poster (Painel)
1321-2PADRONIZAÇÃO DO EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO ORAL DE Saccharomyces cerevisiae LINHAGEM UFMG A-905 EM UM MODELO MURINO DE DOENÇA DE CROHN INDUZIDO POR TNBS
Autores:Santos, S.S (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Nicoli, J.R. (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) ; Martins, F.S (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo

Introdução: As doenças inflamatórias intestinais (DII) formam um grupo de condições inflamatórias do tubo digestivo. Os principais tipos de DII são a doença de Crohn (DC) e a reto-colite ulcerativa (RCU). Embora a causa exata das DII seja desconhecida, uma resposta inflamatória anormal direcionada contra a microbiota entérica em um hospedeiro geneticamente susceptível tem sido proposta. Desde a descoberta dos efeitos benéficos da sulfasalazina em casos de RCU, o número de drogas usadas para o tratamento de DII vem aumentando. Uma das últimas adições a esse arsenal terapêutico são os probióticos. A utilização desses micro-organismos benéficos à saúde tem-se mostrado bastante eficaz no prolongamento do tempo de remissão da DII, permitindo uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: realizar uma padronização do efeito da administração oral de Saccharomyces cerevisiae linhagem UFMG A-905 em um modelo murino de DC induzida por TNBS, e tentar desvendar os mecanismos envolvidos nesse processo. Materiais e Métodos: foram usados camundongos BALB/c divididos em 5 grupos: (i) controle, (ii) controle tratados com a levedura, (iii) DC induzida por TNBS, (iv) levedura + DC induzida por TNBS e (v) etanol. Os animais foram tratados previamente por 10 dias com a levedura, logo em seguida foi induzida a DC com a administração intra-retal do TNBS e seguiu com a levedura por mais 10 dias. Logo após o score clínico foi avaliado por meio do peso dos animais, sangue nas fezes e consistência, e mortalidade. Ao final, foi realizada uma curva de mortalidade a fim de padronizar o dia ideal para a eutanásia dos animais. Resultados: o modelo agudo da DC induziu alterações clínicas como perda de peso e sangramento retal. Estes sinais foram medidos por meio de um score que permitiu a construção de um índice diário de atividade da doença (DAI). A administração da levedura promoveu uma melhora nestes sinais, com redução estatisticamente significativa no DAI comparado ao grupo TNBS e ausência de morte nos grupos tratados. Observou-se que a partir do segundo dia os animais tratados apenas com TNBS começam a morrer tendo seu pico ao sétimo dia. Um novo experimento será realizado para avaliar as citocinas inflamatórias, confirmar o efeito protetor da levedura, translocação bacteriana e análises histológicas. Conclusão: o tratamento com a levedura diminuiu os sintomas clínicos da doença e inibiu a mortalidade causada pela doença.