27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1319-2


Poster (Painel)
1319-2Suscetibilidade antimicrobiana e presença de genes tet em Staphylococcus spp. isolados de carnes e queijo tipo Minas
Autores:Takahashi, J.T. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP) ; Silva, S.Q. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP) ; Madela, N.K. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP) ; Almeida, M.T.G. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Nogueira, M.L. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Nogueira, M.C.L. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um importante problema de saúde pública, resultante do uso indiscriminado de antimicrobianos na medicina humana e veterinária, e na cadeia produtiva de alimentos. Nos últimos anos tem sido frequente o isolamento de bactérias resistentes a partir de animais de produção e alimentos de origem animal, o que é preocupante, pois estas bactérias podem ser transmitidas para o homem via cadeia alimentar, causar infecções de difícil tratamento e atuar como reservatório de genes de resistência para a microbiota intestinal humana. Este estudo avaliou o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos em Staplylococcus spp. isolados de carnes resfriadas bovina, suína, e de frango; e de queijo tipo Minas comercializadas em São José do Rio Preto – SP, entre março de 2012 e maio de 2013. Nas cepas resistentes a tetraciclina foi investigada a presença de genes tet. Amostras das diferentes carnes e de queijo foram adquiridas em diferentes pontos do varejo. Vinte e cinco gramas de cada amostra foram homogeneizadas em água peptonada tamponada e incubadas a 37ºC por 24 horas. Posteriormente, 10 µL foram plaqueados em ágar Baird Parker e as colônias características de Staplylococcus spp. foram submetidas à suscetibilidade aos antimicrobianos, que foi determinada por disco-difusão de acordo com o CLSI. Um total de 66 Staplylococcus spp. foram isolados. Dentre estes, 51,5% apresentaram resistência à tetraciclina; 51,5% à ampicilina; 48,5% à penicilina; 42,4% à quinupristina/dalfopristina; 34,8% à linezolida; 27,3% à ciprofloxacina; 21,2% à levofloxacina; e 18,2% à norfloxacina. As cepas resistentes a tetraciclina foram submetidas a PCR com primers específicos para a detecção de genes tet. Em 12 isolados foi detectada a presença de tetK; em outros 12, o gene tetL, sendo que ambos codificam bombas de efluxo. Em um isolado, foi detectado o gene tetO, que codifica proteína de proteção ribossomal. A presença de Staplylococcus spp. resistentes a antimicrobianos em alimentos é preocupante, e consiste em um problema de saúde pública e em um desafio para a medicina veterinária, considerando que estas bactérias são importantes agentes de intoxicações alimentares e infecções em humanos e animais. As altas taxas de resistência a tetraciclina configuram um problema adicional, considerando que estes antimicrobianos são considerados muito importantes para o tratamento de infecções em animais.