27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1319-1


Prêmio
1319-1Detecção de genes de virulência e resistência a antimicrobianos em Enterococcus spp. isolados de alimentos de origem animal
Autores:Silva, S.Q. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP) ; Mataruco, M.M. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP) ; Madela, N.K. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP) ; Almeida, M.T.G. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Nogueira, M.L. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Nogueira, M.C.L. (FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

Enterococcus spp. são comensais do trato gastrointestinal de humanos e de animais, e reconhecidos agentes de infecções oportunistas em pacientes hospitalizados, destacando-se as endocardites e infecções no trato urinário e de feridas. Devido ao intenso uso de agentes antimicrobianos no manejo dos animais de produção, cepas de Enterococcus isolados destes animais, de carnes, leite e derivados têm apresentado resistência a uma grande variedade de antimicrobianos de importância clínica. Além disso, genes de virulência têm sido detectados nas cepas resistentes isoladas destes alimentos, essa ocorrência faz aumentar a necessidade do controle da contaminação microbiana destes produtos. Neste trabalho descrevemos o isolamento de Enterococcus spp. resistentes a antimicrobianos de carnes e queijos comercializados em São José do Rio Preto, SP. Além disso, foi investigado a presença dos principais genes de virulência, que codificam a produção de substância de agregação (as), adesina de colágeno (ace), antígeno A (efaA), citolisinas (cyl), hialuronidase (hyl) e gelatinase (gel). Amostras de 25 gramas de carnes e queijos foram homogeneizadas com água peptonada tamponada e incubadas por 24h/37ºC. Alíquotas dessa suspensão foram inoculadas em Ágar Bile Esculina. Colônias típicas foram submetidas ao teste de catalase e coloração de Gram. O ágar cromogênico CPS foi usado para a identificação presuntiva dos isolados com características de Enterococcus spp. O perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos foi determinado por disco-difusão de acordo com o CLSI. Primers específicos foram utilizados para detecção de as, ace, efaA, hyl, cyl e gelE. Foram isolados 63 Enterococcus spp., sendo 62% resistentes a ciprofloxacina, 57% a quinupristina/dalfopristina, 48% a norfloxacina, 30% a levofloxacina, 29% a tetraciclina, 25% a linezolida e 22% à vancomicina. Com relação aos fatores de virulência, 54% apresentaram o gene efaA, 46% o ace, 43% o gel e 18% o cyl. O gene hyl não foi detectado dentre os isolados. O resultado desse estudo confirma o papel dos alimentos de origem animal como fonte de Enterococcus spp multirresistentes e carreadores de genes de virulência, tornando-os um risco para a saúde pública.