27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1305-2


Poster (Painel)
1305-2COMPARATIVO DO ESTUDO DO CULTIVO MIXOTRÓFICO E HETEROTRÓFICO EM MICROALGAS COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Autores:CUNHA, T.H.C.S. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; VIDAL, I.C.A (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; SILVA, R.N.A. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; FERREIRA, W.B. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; FERNANDES, M. S. F. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo

O parâmetro analisado foi à densidade celular com intuito de estudar o crescimento celular em função das diferentes formulações do meio de cultura. A densidade máxima obtida nos experimentos com 4% de glicerina nos cultivos mixotrófico foi de 4,35x106 células/mL. Entre os cultivos heterotróficos, a densidade máxima alcançada foi de 3,24x106 células/mL. Observando o crescimento da Chlorella vulgaris, verifica-se que a cepa em estudo apresentou melhor desenvolvimento celular no cultivo mixotrófico, que utiliza simultaneamente uma fonte luminosa e um substrato orgânico como fonte de energia, além de CO2 e substrato orgânico como fonte de carbono. A cepa em estudo da microalga Chlorella vulgaris foi fornecida pela Universidade Federal do Rio Grande. O meio sintético utilizado para o cultivo da Chlorella vulgaris foi Bold´s Basal Medium, recomendado pelo Centro de Cultura de Algas e Protozoários de Cambridge. A fonte orgânica adicionada ao meio BBM foi a glicerina, nas proporções de 2%, 4% e 10%, efetuando uma inoculação na proporção 1:10 e 1:100, para o cultivo heterotrófico não foi efetuado iluminação impedindo o processo de crescimento fotossintético. A densidade celular da biomassa cultivada em laboratório foi determinada diariamente através da microscopia óptica com aumento de 400x por contagem de células em câmara de Neubauer de acordo com o protocolo de Vega e Voltolina. Atualmente as microalgas estão se tornando uma fonte de energia renovável, em razão de algumas espécies apresentarem elevado teor de lipídios. No entanto para seu desenvolvimento necessitam de nutrientes adequados, provenientes da preparação de um meio sintético, ou de outros meios modificados, como o uso de águas residuárias domésticas, águas salobras e outros efluentes. Este trabalho estudou a viabilidade de desenvolver as microalgas Chlorella vulgaris em cultivo mixotrófico e heterotrófico por meio da modificação do meio de cultura Bold´s Basal Medium através da adição de uma fonte orgânica que foi o glicerol, o qual é um resíduo liquido oriundo da produção de biodiesel. Assim, o cultivo com adição do resíduo liquido orgânico teve como objetivo principal melhorar a produção celular como também aumentar o teor de lipídios na biomassa visando intensificar a potencialidade da produção de biodiesel através das microalgas.