27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1287-1


Poster (Painel)
1287-1Glicerol e óleo diesel como fonte de carbono para produção de lipase por Acinetobacter calcoaceticus visando biorremediação
Autores:MAGRI, A. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MINUCELLI, T. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; PAN, N. C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MELO, M. R. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; ROCHA, C. B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; CELLIGOI, M. A. P. C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A crescente preocupação com a poluição ambiental tem levado a busca de alternativas que reduzam os impactos à natureza. A utilização de microrganismos produtores de lipase em processos de biorremediação de locais contaminados com combustíveis é uma alternativa. As lipases são enzimas induzíveis por uma fonte lipídica, como exemplo o glicerol. Este poliálcool é facilmente assimilável por micro-organismos e é o principal subproduto gerado na produção do biodiesel. Conciliando o processo de biorremediação com a prática atual de reutilização de resíduos este trabalho objetivou-se a capacidade da utilização de glicerol e óleo diesel, como matéria-prima para produção de lipase pela bactéria Acinetobacter calcoaceticus. A cepa foi isolada de uma indústria de laticínio da região de Londrina e identificada. As fermentações foram realizadas utilizando meio de cultivo líquido contendo óleo diesel a 0; 0,05; 0,1; 0,5 e 1% ou glicerol a 0; 0,05; 0,1; 0,5; 1,0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10%. O inóculo foi padronizado em 0,2 g/L de células. Após 48 h, a 34ºC e 200rpm os cultivos foram interrompidos a 9000 rpm, 4ºC, 15 min. A atividade da lipase foi realizada pela quantificação de p-nitrofenol, produto da hidrólise do substrato palmitato de p-nitrophenila (pNPP). A biomassa foi determinada a λ=620 nm, correlacionando a uma curva de calibração. Os dois substratos testados, glicerol e óleo diesel, obtiveram efeito positivo na produção enzimática, sendo que as melhores atividades foram em glicerol a 2,5% atingindo UA=1012,2U/mL e óleo diesel a 1% com a UA=987,4U/mL. As biomassas encontradas foram 8,59 g/L em óleo diesel a 0,5% e 4,7g/L em glicerol a 7,5%. Os resultados obtidos com o glicerol e óleo diesel apontam a viabilidade da utilização desses produtos para a produção de lipase, o que é importante do ponto de vista econômico e ambiental. A produção enzimática foi observada nas duas fontes de carbono testadas, tendo destaque o glicerol, considerado o melhor substrato. A produção destes compostos ainda precisam ser otimizadas, mas já mostram grande potencial para utilização em biorremediação.