27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1285-1


Poster (Painel)
1285-1OBTENÇÃO DE REVERTENTES SENSÍVEIS E RESISTENTES DE ISOLADOS MULTIRRESISTENTES DE Acinetobacter sp. PARA ESTUDO FENOTIPICO DA EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS DE MEMBRANA EXTERNA
Autores:Meneghetti, K.L. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul) ; Silva, J.D. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul) ; Almeida, P.A. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul) ; Canal, N. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul) ; Otton, L.M. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul) ; Pastore, A.P.W. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul) ; Corção, G. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul)

Resumo

Acinetobacter sp. apresenta altos níveis de resistência intrínseca a muitos antimicrobianos. Esta resistência pode estar relacionada à perda ou à diminuição da expressão de proteínas de membrana externa (OMPs). Vários antimicrobianos, como β-lactâmicos, utilizam essas proteínas como caminho para penetrar na célula bacteriana. Portanto a alteração na expressão de OMPs resulta na diminuição da entrada e da concentração interna dos antimicrobianos na bactéria, conferindo resistência. Para avaliar fenotipicamente se as OMPs estão contribuindo para a resistência antimicrobiana, é realizada a extração dessas proteínas nos isolados resistentes (que não expressarão as OMPs), seus revertentes sensíveis (que voltam a expressar as OMPs) e os novos revertentes resistentes a partir dos sensíveis (que novamente não expressarão as OMPs). E então as OMPs são analisadas por SDS-PAGE. Este trabalho teve como objetivo obter os revertentes sensíveis e seus revertentes resistentes a partir de 19 isolados multirresistentes de Acinetobacter sp. (16 de origem clínica e 3 de efluente hospitalar) para posterior extração de OMPs. Todos estes isolados tiveram a concentração inibitória mínima (CIM) para os antimicrobianos testados determinada previamente. Foram realizadas culturas sucessivas dos isolados multirresistentes em placas com ágar triptona de soja (TSA) na ausência de antimicrobianos a fim de se obter os revertentes sensíveis e em cada nova semeadura foi determinada a CIM aos antimicrobianos imipenem (IMP) e ceftazidima (CAZ), para verificar a diminuição dos valores de CIM. Quando obtidos os revertentes sensíveis, estes foram submetidos a culturas sucessivas em placas com TSA na presença dos antimicrobianos IMP e CAZ em concentrações crescentes de 4 a 32 µg/mL, para a obtenção de novos revertentes resistentes. A CIM ao IMP e CAZ foi determinada a cada semeadura. Após 25 passagens em TSA, 17 isolados tornaram-se sensíveis ao IMP e nenhum a CAZ. Após cultivo na presença de IMP, os revertentes sensíveis voltaram a apresentar valores altos de CIM, tornando-se resistentes. A diminuição da CIM na ausência de IMP no meio de cultura e o aumento da CIM na presença desse antimicrobiano podem ser indicativos de que as OMPs estão desempenhando papel na resistência antimicrobiana dos isolados em estudo. Posteriormente será analisada a presença de OMPs nestes isolados, pela técnica de SDS-PAGE. (CAPES, CNPq)