27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1281-1


Poster (Painel)
1281-1Avaliação in vitro da ação antimicrobiana do extrato etanólico de Jatropha curcas L. e do óleo essencial de Lippia gracilis Schauer sobre bactérias aeróbicas obtidas da água de produção de petróleo.
Autores:Viana, M.G. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Lutterbach, M.T.S. (INT - Instituto Nacional de Tecnologia) ; Albuquerque, C.C. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Silva, D.R. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Dantas, T.N.C (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Limeira, E.V. (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Resumo

Vários tipos de microrganismos podem estar envolvidos no processo de corrosão na indústria de petróleo, sendo as bactérias aeróbicas responsáveis por 99% do total de casos, gerando sérios danos. Atualmente, com a grande preocupação ambiental e com as pertinentes resistências dos microrganismos à ação dos biocidas aplicados na indústria de petróleo, novos métodos efetivos de controle e biodegradáveis estão sendo e devem ser pesquisados. O uso de compostos naturais extraídos de plantas no controle de microrganismos mostra-se como alternativa viável. As espécies Lippia gracilis Schauer, popularmente conhecida como “alecrim da chapada” ou simplesmente “alecrim”, e Jatropha curcas L., conhecida como pinhão manso, apresentam características antimicrobianas já avaliadas na literatura. O objetivo desse trabalho foi avaliar a ação in vitro do extrato etanólico de J. curcas e do óleo essencial de L. gracilis Schauer sobre bactérias aeróbicas isoladas a partir da água do produto do tanque de navios de produção de petróleo. As bactérias foram isoladas diretamente de amostras de água do produto do tanque, identificadas e, por fim, realizados os testes em antibiogramas para avaliar a ação antimicrobiana dos produtos naturais. Os resultados da ação antimicrobiana dos produtos naturais foram obtidos a partir da média dos halos de inibições, sendo estatisticamente avaliados usando o teste de Tukey a 5%. Os extratos de J. curcas L. não foram eficientes sobre a inibição completa do crescimento microbiano em testes tipo antibiogramas, sendo o óleo essencial mais efetivo. A concentração mínima inibitória obtida do óleo essencial de L. gracilis Schauer foi de 20 μ L, inibindo completamente o crescimento microbiano. O óleo essencial de L. gracilis Schauer mostrou-se potencialmente efetivo contra Clostridium bifermantans, com total inibição in vitro.