27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1280-2


Poster (Painel)
1280-2Avaliação do efeito imediato do sabão e antissépticos na remoção de Acinetobacter baumannii multirresistente das mãos contaminadas na prática hospitalar
Autores:Silva, S.R.B. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Garcia, D.B (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Verga, L.M. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Ferreira, E.C. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Wingeter, M.A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Garcia, L.B. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Tognim, M.C.B. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Cardoso, C.L. (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Introdução. Vários estudos de laboratório têm demonstrado a eficácia antimicrobiana dos agentes usados na higienização das mãos dos profissionais da saúde. Entretanto à ação destes produtos em condições reais de uso tem sido pouco investigada. Nós avaliamos o efeito imediato do sabão, clorexidina, álcool gel e álcool etílico 70% na higiene das mãos após o cuidado de enfermagem a pacientes colonizados ou infectados com Acinetobacter spp. multirresistentes. Materiais e Métodos. O estudo foi realizado com 11 pacientes, internados na UTI Adulto de um hospital ensino, com diagnóstico de infecção da corrente sanguínea e isolados clínicos de Acinetobacter spp. multirresistentes, no período de Abril/2011 a Setembro/2012. O banho de leito e a troca de curativos foram os cuidados escolhidos no estudo (N=44). A amostragem das mãos foi feita por deslizamento dos dedos na superfície ágar MacConkey com 3% de ágar, nos seguintes momentos: A1, após higiene das mãos antes do procedimento; A2, após calçar luvas; A3, mãos enluvadas após o cuidado; A4, mãos enluvadas após a higienização com os produtos testados; A5, mãos após remoção das luvas; A6, após a higiene final das mãos com água e sabão. As propriedades morfotintoriais das células de pelo menos um tipo diferente de colônia por placa foi investigada pela coloração de Gram. As colônias selecionadas para estudo foram identificadas pelo Microscan™ e testes convencionais complementares. Resultados. Houve crescimento bacteriano em 15% (76/528) das placas usadas na amostragem das mãos. A partir do estudo preliminar (Gram) 125 de 483 colônias foram selecionadas para identificação. Acinetobacter baumannii contribuiu com 67 (54%) dos isolados, Enterobacteriaceae com 27 (22%), Pseudomonas aeruginosa com 16 (13%) e Acinetobacter spp com 7 (6%). A. baumannii foi detectado em 42 das 44 (95,45%) amostragens das mãos enluvadas (A3). O sabão, álcool gel e álcool etílico 70% removeram A. baumannii das mãos contaminadas (A4) após o cuidado de nove pacientes e a clorexidina em apenas dois dos 11 pacientes. Conclusão. As preparações alcoólicas e o sabão foram os produtos mais efetivos na higienização das mãos. Os resultados sugerem uma limitada ação da clorexidina na remoção de amostras multirresistentes de A. baumannii das mãos contaminadas na prática hospitalar.