27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1280-1


Poster (Painel)
1280-1AVALIAÇAO DA TÉCNICA DE HIGIENE DAS MÃOS NA REMOÇÃO DE Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Candida albicans DOS PUNHOS CONTAMINADOS
Autores:Garcia, D.B. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Silva, S.R.B. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Garcia, L.B. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Janeiro, V. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Tognim, M.C.B. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Cardoso, C.L. (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Introdução. A antissepsia das mãos com preparações alcoólicas é considerada a técnica mais eficiente para a higiene das mãos dos profissionais de saúde. No Brasil ela é realizada em sete passos. Um aspecto desconhecido é se o passo sete (i.e., a fricção dos punhos) com preparações alcoólicas é efetivo, pois devido a evaporação do álcool durante a realização dos passos 1 a 6 pode não haver mais álcool na etapa final da técnica. Nós investigamos a eficácia de preparações alcoólicas (líquida e gel), povidona-iodo, clorexidina e sabão comum na higiene das mãos, utilizando como modelo experimental os punhos artificialmente contaminados de voluntários humanos. Materiais e Métodos. O estudo foi realizado utilizando-se três quadrados Latinos 6 x 6 para os seguintes microrganismos testes: Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Candida albicans. Os tratamentos com os produtos e os respectivos controles (pré-tratamento) foram efetuados em três blocos 6 x 5 (i.e., 6 voluntários versus 5 produtos, utilizando-se um bloco para cada microrganismo teste). Os punhos foram contaminados com 0,02 mL do microrganismo teste e após a secagem as mãos foram higienizadas com 3 mL de cada produto. O microrganismo teste foi recuperado dos punhos pela fricção com salina contendo neutralizantes. A taxa de remoção foi determinada pelo fator de redução logarítmica (i.e., a média do log10 das contagens pré-tratamento menos a média do log10 das contagens pós-tratamento). Os resultados foram estimados por análise de variância, tendo como variável resposta o log10 do fator de redução logarítmica. Um valor de P < 0,05 foi considerado significativo. Resultados. Nos punhos dos voluntários controles foram recuperadas, em média, 6,45 (E. coli), 6,44 (S. aureus) e 5,89 (C. albicans) log10 unidades formadoras de colônias. Povidona-iodo e preparações alcoólicas apresentaram maior eficácia do que o sabão comum e clorexidina na remoção de S. aureus e C. albicans dos punhos (P < 0,05). Apenas no experimento com S. aureus observou-se a contaminação dos dedos de três voluntários após tratamento com álcool etílico, álcool gel e clorexidina. Conclusão. Os resultados sugerem que a eficácia do passo sete na técnica de higiene das mãos depende do produto utilizado e do tipo de microrganismo da flora microbiana transitória presente nos punhos.