27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1279-2


Poster (Painel)
1279-2Investigação da capacidade de adaptação e desenvolvimento de tolerância na Listeria monocytogenes frente à ação do óleo essencial de Rosmarinus officinalis l. E 1,8-cineol
Autores:GOMES NETO, N. J (PPGCN/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; TAVARES, A.G. (PPGCN/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; LUZ, I. S. (PPGCN/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; HONÓRIO, V. G. (PPGCN/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; MONTE, D.F.M. (PPGCTA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; CONCEIÇÃO, M. L. (DN/CCS/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; MAGNANI, M. (DEA/CT/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; SOUZA, E.L. (DN/CCS/UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Vários autores têm reportado o isolamento de cepas de Listeria monocytogenes capazes de exibirem habilidade de crescer e suportar condições adversas quando expostos a procedimentos ou antimicrobianos utilizados pela indústria de alimentos para controlar o crescimento e sobrevivência de micro-organismos em alimentos. Neste estudo, avaliou-se a eficácia do óleo essencial de Rosmarinus officinalis (OERO) e do 1,8-cineol (CIN) na inibição do crescimento e sobrevivência de Listeria monocytogenes ATCC 7644. Os valores da Concentração inibitória mínima (CIM) do OERO e CIN contra as cepas testadas foram determinados pelo método de macrodiluição em caldo, utilizando caldo BHI. A avaliação da indução de tolerância bacteriana direta e cruzada (pH de 5,2; NaCl à 100 g/L, e temperatura de 45 °C) foram realizadas através da exposição das estirpes testadas em concentrações subletais (1/2 e 1/4 CIM) do OERO e CIN em caldo à base de carne em diferentes intervalos de tempo (0, 30, 60, 120, 180 e 240 minutos). O OERO e o CIN exibiram valores de CIM de 20 a 40 mL /mL, respectivamente, contra L. monocytogenes. Em todas as concentrações testadas (CIM/2 e CIM/4), verificou-se significante diminuição do número de células viáveis, quando comparado ao ensaio controle. A exposição da L. monocytogenes às concentrações subletais (CIM/2 e CIM/4) do OERO e CIN durante 18 horas não resultou em desenvolvimento de tolerância direta, quando submetidos novamente a concentração do CIM dos antimicrobianos. Os tratamentos de L. monocytogenes submetidos às concentrações subletais do óleo de R. officinalis apresentaram menores contagens (P < 0,05) quando comparadas ao experimento controle ao longo de 240 minutos. Da mesma forma que os ensaios de determinação para um possível desenvolvimento de tolerância direta, não foi observado o surgimento de adaptação bacteriana cruzada nas células de L. monocytogenes aos agentes estressores: Ácido Láctico (pH 5,2), sal (NaCl a 10g/100ml) e temperatura elevada (45°C) após serem submetidos a concentrações sub-inibitórias do OERO e CIN (CIM/2 e CIM/4). O OERO e o CIN estudados neste trabalho evidenciaram um interessante efeito inibitório sobre a viabilidade celular de L. monocytogenes ATCC 7644 em soma ao não desenvolvimento de tolerância direta ou cruzada deste micro-organismo quando submetido a concentrações subletais dos antimicrobianos supracitados.