27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1278-1


Poster (Painel)
1278-1Estudo do Gene merA em Bactérias Gram-Negativas de Ambientes Aquáticos Brasileiros: Primeiro Passo para a Seleção de Micro-Organismos Biorremediadores da Poluição por Mercúrio
Autores:De Falco, A. (ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca) ; Duque, S.S. (IOC - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz) ; Barrocas, P.R.G. (ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca) ; Moreira, J. C. (CESTEH - Centro de Estudos da Saude do Trabalhador E Ecologia HumanaENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca)

Resumo

Dentre os poluentes ambientais, o mercúrio (Hg) é considerado um dos mais perigosos, devido a sua alta biodisponibilidade e sua toxicidade, e a capacidade das suas numerosas espécies químicas de bioacumular e biomagnificar. A biogeoquímica do mercúrio em ambientes aquáticos é mediada principalmente por bactéria capazes de converter os compostos mercuriais tóxicos à forma menos tóxica, mercúrio elementar, devido a presença do gene merA, que traduz pela enzima MerA. A enzima MerA é uma mercúrio redutase que atua no citosol, reduzindo os íons de mercúrio usando NAD(P)H como agente redutor. Neste estudo foi pesquisado o gene merA em 110 bactérias Gram-negativas resistentes ao mercúrio isoladas de ecossistemas aquáticos brasileiros (Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul). O gene foi detectado em 62,7% dos isolados, utilizando a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), mostrando o fragmento esperado de 1000 pb a 1500 pb. A caracterização do gene merA foi feita através de sequenciamento com quatro iniciadores, dois provenientes da literatura e dois novos sintetizados. O uso dos novos iniciadores permitiu a construção de 44 sequências completas do gene merA. O sequenciamento confirmou a especificidade dos produtos de amplificação. A comparação, através de técnicas de Bioinformática (programa T-COFFEE, Tree-based Consistency Objective Function For alignment Evaluation) entre todas as sequências completas obtidas no estudo mostrou alta frequência de uma deleção genética de 12 pb nessas bactérias sugerindo a ocorrência de eventos de evolução genética ao longo dos anos. Esperamos, com os dados obtidos nesse estudo auxiliar a evolução do conhecimento sobre os mecanismos de resistência ao mercúrio relativos ao gene merA e suas potencialidades para a biorremediação da poluição ambiental do mercúrio.