27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1275-2


Poster (Painel)
1275-2POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE BACTÉRIAS LÁTICAS ISOLADAS DO INTESTINO DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus) SOBRE MICRO-ORGANISMOS AERÓBIOS MESÓFILOS
Autores:Souza, L.B. (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Soares, K. M. P. S. (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Mendes, C. G. (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Silva, J. B. A. (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Resumo

A população microbiana intestinal é ampla e diversificada, o ambiente, a alimentação e os hábitos do animal influenciam no processo de colonização microbiana do intestino. Um grupo presente e de interesse biotecnológico, são as bactérias láticas, conhecidas por suas propriedades fermentativas e efeitos probióticos. Estes micro-organismos têm sido alvos de pesquisas sobre bioconservação, devido à possibilidade de inibir o crescimento de micro-organismos deteriorantes e patogênicos em alimentos. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar potencial antimicrobiano de bactérias láticas isoladas do intestino de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) sobre micro-organismos aeróbios mesófilos. Para isto, foram coletadas nove amostras de tilápia do Nilo. Para o isolamento das bactérias láticas de cada amostra de peixe, foram obtidos 5g de intestino os quais foram homogeneizados em solução salina estéril (1:10; peso/volume) e diluída serialmente (10-1 a 10-4). De cada diluição, 1mL foi semeado em placas de Petri contendo meio de cultura Agar Man, Rogosa e Sharpe (MRS). Após incubação em estufa por 72h a 30ºC, as colônias crescidas foram isoladas por método de esgotamento em novas placas de Petri, com meio de cultura Agar MRS. As colônias láticas obtidas foram submetidas ao teste de antagonismo através do método bloco de gelose por difusão em ágar, no qual discos do ágar MRS (5 mm de diâmetro), impregnado pela bactéria em teste, foram retirados e colocados invertidos na superfície de ágar Mueller-Hinton recém semeado com bactérias mesófilas e incubadas em estufa por 48 horas a 36°C. Decorrido o tempo descrito, foram medidas as zonas claras ao redor dos discos de Agar, indicativas de atividade antibacteriana, mensurando o diâmetro dos halos com o auxílio de paquímetro. Foi possível isolar 12 unidades formadoras de colônia de bactérias láticas, as quais seis (50%) apresentaram efeito inibitório com formação de halo de inibição, com diâmetro variando de 0,8 a 2,4 cm de diâmetro. Assim, verifica-se que as bactérias láticas possuem efeito inibitório sobre micro-organismos aeróbios mesófilos, e podem ser agentes potenciais na aplicação como bioconservantes em alimentos.