27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1272-2


Poster (Painel)
1272-2Isolamento de Cryptococcus de fezes de pombo na cidade do Salvador – BA e determinação da variabilidade genética do complexo Cryptococcus neoformans
Autores:SOUZA, J.A.M. de O. (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; BARROS, T.F. (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

Resumo

Cryptococcus é uma levedura zoonótica, frequentemente associada a excretas de pombos. Seu isolamento já é relatado em todo o mundo. Trata-se de uma levedura encapsulada, de forma globosa ou ovalada, que apresenta acentuado tropismo pelo sistema nervoso central. O principal problema é que o fungo em estudo permanece viável em excretas secas dessas aves por um longo período, tornando-se um reservatório de partículas infectantes passíveis de serem inaladas. O trabalho teve como objetivo investigar a presença do fungo Cryptococcus em populações de pombos (Columba livia) que ocorrem em locais públicos da cidade de Salvador, Bahia, e a determinar os genótipos do complexo Cryptococcus neoformans. Foram coletadas 200 amostras de excrementos secos de pombos do solo em duas praças públicas, um centro de distribuição de alimentos e no Porto da cidade de Salvador, Bahia, entre novembro 2011 e fevereiro de 2012. Após diluição em salina, as amostras foram semeadas em placas de ágar Sabouraud dextrose contendo cloranfenicol e as colônias suspeitas foram identificadas bioquimicamente por provas clássicas micológicas. Os genótipos foram determinados através da Reação em Cadeia da Polimerase associada ao Polimorfismo do Tamanho do Fragmento de Restrição (PCR-RFLP) do gene da orotidina-monofosfato pirofosforilase (URA5). O percentual de isolamento foi de 18,5% (37/200) e foram identificada as espécies: C. neoformans em 59,46% (22/37), C. albidus em 13,51% (5/37), C. gattii em 10,81% (4/37), C. uniguttulatus em 8,11% (3/37) e C. laurentii em 8,11% (3/37). Do complexo C. neoformans, foram determinados 53,8% (14/26) do genótipo VNI, 19,23% (5/26) VNIV, 11,5% (3/26) VNIII, 7,69% (2/26) VGII, 3,85% (1/26) VGIII e 3,85% VGIV. A positividade para Cryptococcus nas amostras encontradas nos locais de estudo, associado ao grande número de pombos, apontam para a existência de riscos ambiental que devem servir de alerta aos órgãos de vigilância sanitária em Salvador. As espécies C. gattii, C. albidus, C. uniguttulatus e C. laurentii em excretas de aves, bem como os genótipos VNI, VNIV,VNIII, VGII, VGIII e VGIV, encontrados evidenciam a importância de estudos epidemiológicos de fontes ambientais em nossa cidade.