27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1265-2


Poster (Painel)
1265-2VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS COLETIVAS (SAC´S) PARA REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autores:Parreira, A. G. (UFSJ - Universidade Federal de Sâo João del ReiFUNEDI-UEMG - Fundação Educacional de Divinópolis) ; Lopes, O. H. P. (UFSJ - Universidade Federal de Sâo João del Rei) ; Ferreira, B. A. (UFSJ - Universidade Federal de Sâo João del Rei) ; Toledo, T. N. R. (FUNEDI-UEMG - Fundação Educacional de Divinópolis)

Resumo

A água constitui elemento essencial à vida; a relevância de suas incontáveis aplicações, seja no abastecimento público,preservação da vida aquática,recreação ou transporte, demonstra sua vital importância.O acesso a uma fonte segura e suficiente de água é requisito fundamental para a sobrevivência humana, bem estar e desenvolvimento sócio-econômico de toda comunidade, podendo atuar, por sua vez, como veiculador de várias doenças.A avaliação microbiológica da água de minas, nascentes, rios, riachos, lagos, ou de toda fonte, necessita ser realizada periodicamente, com vistas a garantir a segurança necessária para a definição de sua aplicabilidade e o conhecimento das intervenções remediadoras necessárias.A água potável não deve conter microorganismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Várias comunidades rurais no Brasil não dispõem de água tratada utilizando-a para diferentes fins sem o devido conhecimento de sua qualidade e aplicações. Partindo-se destes pressupostos, foi realizado um estudo de amostras de água retiradas de uma nascente localizada na comunidade de Corumbá, distrito de Cláudio – Minas Gerais, no tanque reservatório de água da comunidade e na torneira de uma residência. Foram amostrados um ponto por local de coleta. As amostras foram coletadas e conservadas seguindo os procedimentos de coleta de amostras estabelecidas pela resolução 724 da ANA e no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.Os padrões físico-químicos das amostras avaliadas foram temperatura e pH.As análises microbiológicas e físico-químicas foram realizadas em laboratórios da Universidade Federal de São João Del-Rei Campus CCO. Os valores de pH ficaram entre 7,26 e 7,53, devendo-se considerar que durante o processo de decomposição da matéria orgânica, o oxigênio é consumido e o gás carbônico é liberado, formando o ácido carbônico e acidificação do meio. Intensos processos de decomposição têm como consequência aquela formação,e,segundo RESOLUÇÃO CONAMA nº357 o pH deve ficar entre 6,0 a 9,0. Todas as amostras apresentaram valores dentro desse padrão. No que tange às análises microbiológicas, a contagem padrão de bactérias não excedeu a 500 UFC/ml, tanto no teste de coliformes fecais quanto no de coliformes termotolerantes, estando assim, em acordo com a Portaria de nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde. A amostra obtida da água da nascente revelou coliformes fecais em quantidade ligeiramente maior. Esses dados refletem a necessidade de conscientização da população vizinha a nascente em relação a sua preservação.Foram detectados coliformes termotolerantes em maior quantidade na amostra obtida da torneira da residência.A partir da análise dos resultados conclui-se que há necessidade de monitoramento da qualidade das águas dessas comunidade rurais, uma vez a água consumida é retirada de poços ou nascentes que não recebem tratamento.