27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1253-1


Poster (Painel)
1253-1LEVEDURAS ASSOCIADAS À NINHOS DA FORMIGA CORTADEIRA ACROMYRMEX BALZANI (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) DE ÁREAS PRESERVADAS E PERTURBADAS DE CERRADO
Autores:Melo, W.G.P (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Almeida, D.T. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Arcuri, S.L (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") ; Morais, P.B. (UFT - Universidade Federal do Tocantins) ; Pagnocca, F.C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho")

Resumo

O jardim de fungo das formigas da tribo Attini é considerado um consórcio microbiano, porque, além do fungo mutualista, uma ampla microbiota constituída por bactérias, fungos filamentosos e leveduras pode ser encontrada nesse nicho. Neste trabalho caracterizamos a comunidade de leveduras do jardim de fungo e do material orgânico descartado (lixo) dos ninhos da formiga cortadeira Acromyrmex balzani. Para tanto, foram utilizados ninhos existentes em duas áreas de cerrado: preservada e perturbada. Amostras de jardins de fungo e de material de descarte de 16 ninhos (10 de área preservada e 6 de área perturbada) foram processadas assepticamente e semeadas nos meios YMA e MYP. Após incubação durante cinco dias/20°C, as colônias foram retiradas, purificadas e agrupadas por características fenotípicas e moleculares. Foram obtidos 471 isolados, dos quais 275 de área preservada (28 espécies) e 196 (25 espécies) de área perturbada. Representantes dos vários grupos foram identificados pelo sequenciamento da região D1/D2 da subunidade maior (26S) do rDNA. Foram determinados os índices de rarefação e diversidade, utilizando o programa Ecosim v. 7.72. A riqueza de espécies nas duas áreas foi semelhante; entretanto, o índice de diversidade de Shannon (H=2,85 x 2,14), mostrou que a área preservada é mais diversa que a área perturbada. Em um total de 40 espécies, foram identificados cinco gêneros de leveduras ascomicetas (Brettanomyces, Candida, Kasachstania, Meyerozyma e Torulaspora) e sete gêneros de leveduras basidiomicetas (Cryptococcus, Pseudozyma, Rhodosporidium, Rhodotorula, Sporidiobolus, Sporisorium, e Trichosporon). Ainda, cinco gêneros de fungos dimórficos (Aureobasidium, Dothichiza, Exophiala, Lecythophora e Moniliella) também foram identificados. As espécies predominantes foram: Cryptococcus laurentii (25%), Trichosporon asahii (10%), Meyerozyma caribbica (8%), Rhodosporidium paludigenun (7%), Aureobasidium pullulans (6%), Dothichiza pithyophila (5%) e Sporidiobolus ruineniae (5%). Espécies de Cryptococcus e Trichosporon são comumente encontradas em ninhos de formigas cortadeiras, como previamente observado em outros trabalhos. A maioria (93%) das leveduras foram encontradas no material de descarte dos ninhos e apenas 7% foram encontradas no jardim de fungos. Esta diferença pode ser devido ao fato de que nesta espécie de formiga o material de descarte está exposto ao ambiente externo, facilitando o acesso de outros insetos e assim possibilitando que o mesmo receba continuamente novos micro-organismos.