27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1250-1


Poster (Painel)
1250-1Persistência e caracterização molecular de Listeria monocytogenes obtido em um ambiente de processamento de carne bovina e cortes finais.
Autores:Dias, M.R. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Camargo, A.C. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Cossi, M.V.C. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Lanna, F.G.P.A. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Cavicchioli, V.Q. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Pinto, P.S.A. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Nero, L.A. (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

Listeria monocytogenes é um patógeno de origem alimentar que pode causar infecções severas como meningite, septicemia em recém-nascidos, pacientes imunocomprometidos ou idosos e levar ao aborto. Esta bactéria é capaz de formar biofilmes, multiplicar-se em temperaturas de refrigeração e a contaminação cruzada é a principal forma de contaminação dos produtos finais. O presente estudo teve como objetivo realizar subtipagem por PFGE de isolados de L. monocytogenes obtidos de uma planta de processamento de carne bovina; avaliar a presença de genes de virulência; e verificar as relações genotípicas entre isolados a fim de determinar os principais grupos genéticos e sua persistência. Um total de 96 isolados de L. monocytogenes (n=96) foi obtidos, sendo submetidos a PCR multiplex para identificação de seus grupos sorológicos. Os isolados foram submetidos a macro-restrição com ApaI e AscI, PFGE e análise dos perfis genéticos obtidos, e diversos protocolos de PCR para detecção dos genes de virulência inlA, inlB, inlC, inlJ, plcA, hlyA, actA e iap. Foram identificados os sorotipos 1/2c ou 3c (74/96), 1/2b, 3b ou 7 (7/96) e 4b atípico (15/96). Os resultados de PFGE mostraram uma divisão em seis grupos e os isolados foram positivos para todos os genes de virulência pesquisados. A grande maioria dos isolados (n = 64), todos pertencentes ao sorotipo 1/2c ou 3c, estão incluídos no grupo 1 e foram recuperados em diferentes visitas. O grupo 2 é composto por dois pulsotipos, um agrupando seis isolados sorotipo 4b atípico obtidos na visita 4 e outro com sete isolados 1/2b, 3b ou 7 obtidos na visita 1, todos obtidos de cortes finais. O grupo 3 foi o único que agrupou isolados de diferentes sorotipos. Este cluster agrupou três isolados pertencentes ao sorotipo 1/2c ou 3c e dois isolados classificados como 4b atípico. Dentre os isolados do grupo 5 e 6, apenas um foi identificado como L. monocytogenes por testes bioquímicos: os demais isolados apresentaram características fenotípicas compatíveis com L. innocua, porém foram identificados como L. monocytogenes pela sorologia molecular. Em conclusão foi observada uma correlação no agrupamento de diferentes sorotipos e que isolados incluídos no grupo 1 obtidos em diferentes visitas apresentaram alta similaridade, indicando persistência dessa estirpe de L. monocytogenes no ambiente.