27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1249-2


Prêmio
1249-2PESQUISA DE GENES blaCTX-M E blaCMY-2 EM AMOSTRAS DE Escherichia coli ISOLADAS DE FRANGO CONGELADO COMERCIALIZADO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autores:Botelho, L.A.B. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Kraychete, G.B. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Alves, M.C. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Silva, J.L.C. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Picão, R.C. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Moreira, B.M. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Bonelli, R.R. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ)

Resumo

Introdução: Escherichia coli é uma espécie bacteriana utilizada para monitoramento dos níveis de resistência existentes na microbiota de animais de produção, incluindo o frango. A resistência a β-lactâmicos através da produção de β-lactamases é cada vez mais difundida; genes que codificam enzimas CTX-M e CMY-2 já foram descritos entre amostras de E. coli isoladas de frango em outras regiões do mundo, mas dados relativos a carcaças produzidas no Brasil são raros. O objetivo do presente estudo foi investigar a presença de genes que codificam β-lactamases de espectro estendido (ESBL) e do tipo AmpC plasmidiais em E. coli isoladas de 16 de carcaças de frango congelado de quatro marcas comercializadas no Rio de Janeiro. Material e métodos: As amostras foram obtidas por massagem das carcaças descongeladas com água peptonada e posterior semeadura em ágar MacConkey puro e adicionado de antimicrobianos. Colônias típicas foram identificadas fenotipicamente e caracterizadas quanto ao grupo filogenético por PCR e quanto à suscetibilidade aos antimicrobianos pelo método de disco-difusão. Amostras resistentes à cefoxitina e amoxicilina/ácido clavulânico foram submetidas a PCR-multiplex para investigação de genes que codificam AmpC plasmidiais. Já as amostras consideradas positivas na triagem para produção de ESBL, realizada pelo método de dupla-difusão, foram submetidas à investigação de genes blaCTX-M por PCR. Resultados: Das 138 amostras de E. coli obtidas, 79 apresentaram diferentes perfis considerando carcaça de origem e as caracterizações realizadas. Entre estas, fenótipo sugestivo da produção de ESBL foi detectada em 27 amostras (34,2%), sendo o gene blaCTX-M-2 encontrado em 17 amostras, blaCTX-M-8 em 9 e blaCTX-M-15 em 1 amostra. Este é o primeiro relato de blaCTX-M-15 em frango produzido no Brasil. Produção de AmpC foi observada em 22 amostras (27,8%), todas carreadoras do gene blaCMY-2. Dentre estas, duas amostras apresentaram um gene blaCTX-M associado a blaCMY-2. Genes que codificam CTX-M e CMY-2 foram encontrados em amostras obtidas a partir de todas as marcas avaliadas, incluindo frango produzido sem uso de antimicrobianos, indicando sua elevada disseminação na carne de frango brasileira.