27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1249-1


Poster (Painel)
1249-1PESQUISA DE DETERMINANTES PLASMIDIAIS QUE CONFEREM RESISTÊNCIA A FLUOROQUINOLONAS EM AMOSTRAS DE Escherichia coli ISOLADAS DE FRANGOS CONGELADOS
Autores:Kraychete, G.B. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Regis, D.V.V. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Botelho, L.A.B. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Picão, R.C. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Moreira, B.M. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ) ; Bonelli, R.R. (IMPG-UFRJ - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ)

Resumo

Introdução: Escherichia coli é uma espécie bacteriana presente na microbiota intestinal de seres humanos, outros mamíferos e aves. O uso de antimicrobianos na produção de frangos, para diminuir os danos causados por infecções ou como fator de crescimento, contribui para que os microrganismos presentes na microbiota destes animais adquiram resistência a estes compostos. Humanos podem ser expostos a tais microrganismos resistentes através da ingestão de alimentos processados inadequadamente. Em relação às fluoroquinolonas, mecanismos de resistência de origem cromossômica ligados a modificações nas enzimas-alvo da droga, DNA girase e topoisomerase IV, foram primeiramente descritos, porém nos últimos anos a literatura científica tem demonstrado que genes carreados por plasmídeos, tais como: qnr, em suas variantes qnrA, qnrB e qnrS e aac(6’)-Ib-cr, contribuem com diminuição da suscetibilidade a este grupo de antimicrobianos. Este trabalho teve como objetivo investigar os determinantes de resistência a fluoroquinolonas em 79 diferentes amostras de E. coli, previamente caracterizadas quanto a seu perfil de suscetibilidade a 17 antimicrobianos e grupo filogenético, obtidas de 16 carcaças de frango congelado, de 4 diferentes marcas, comercializadas no Rio de Janeiro. Materiais e métodos: As amostras foram submetidas a teste de Concentração Mínima Inibitória (CMI) para ciprofloxacina e pesquisa dos genes qnrA, qnrB, qnrS e aac(6’)-Ib-cr, realizada por PCR. Resultados: Nove amostras (11,3%) foram positivas para qnrB, 2 (2,5%) para qnrS, e 1 (1,3%) para qnrB e qnrS, distribuídos em 3 das 4 marcas pesquisadas e em todos os grupos filogenéticos de E. coli. As CMIs destas estirpes para ciprofloxacina variaram entre 0,12 a 16 µg/ml. Nenhuma amostra apresentou qnrA ou aac(6’)-Ib-cr. Discussão e conclusão: As proteínas QNR são descritas como indutoras de baixos níveis de resistência a fluoroquinolonas, sendo a variação da CMI nas amostras em que estão presentes, indicativa que mais de um determinante de resistência pode estar contribuindo para o fenótipo observado. Porém genes plasmidiais destacam-se pelo poder de disseminação, assim como por viabilizarem a sobrevivência da célula bacteriana em concentrações subinibitórias do antimicrobiano, facilitando assim o desenvolvimento de resistência através do acionamento de sistemas SOS e aquisição de mutações.