27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1242-1


Prêmio
1242-1Avaliação do desenvolvimento fúngico e da produção de proteases em biorreator por Cladosporium cladosporioides isolado de estrela do mar da Antártica
Autores:Nascimento, T.C.E.S. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Gomes, J.E.G. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Jozala, A.F. (USP - Universidade de São Paulo) ; Piraino, D.F.W. (USP - Universidade de São Paulo) ; Aires, C.D. (USP - Universidade de São Paulo) ; Rodrigues, A (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Sette, L.D. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Pessoa-Junior, A. (USP - Universidade de São Paulo) ; Moreira, K.A. (UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns)

Resumo

A elevada atividade e viabilidade de enzimas produzidas por micro-organismos psicrófilos frente a temperaturas de baixas a moderadas oferece potencial econômico importante, principalmente por reduzir gasto energético em processos de grande escala por não requerer o aquecimento dos reatores. O estudo teve por objetivo avaliar o comportamento de adaptação e desenvolvimento do fungo filamentoso Cladosporium cladosporioides em biorreator e a produção de proteases. O pré-inoculo foi padronizado com cinco discos de micélio de 6 mm de diâmetro obtidos da extremidade das colônias cultivadas por 10 dias a 15 ºC em placas contendo meio PDA (Potato Dextrose Agar). O ensaio foi desenvolvido em biorreator modelo BioFlo 115 (New Brunswick) com capacidade de 3L, contendo 1,5L de meio de cultura composto por peptona (2% p/v), caseína (2% p/v), extrato de levedura (1% p/v) e caldo Sabouraud (3% p/v), o cultivo transcorreu durante 168 horas, com pH inicial 6,0, temperatura de 15 ºC, agitação de 400rpm e aeração em 2vvm. Alíquotas foram coletadas a cada 24h, centrifugadas a 10000g por 10 minutos a 4 ºC e o sobrenadante foi filtrado com papel filtro Whatman 1. Para avaliar a atividade das proteases do extrato enzimático foi utilizado o meio formulado com skimm Milk e Agar, onde, 100µL do extrato foram inseridos em poços de 6mm e as placas incubadas a 15 ºC, por 48 horas sendo observado de modo macroscópico, já a leitura do pH foi realizada com pH Metro de bancada. Mediante isso, foi possível observar que a produção da protease em biorreator só teve inicio após 72h de fermentação do fungo C. cladosporioides, avaliada a partir do surgimento de halo de hidrolise do leite no meio. Outra característica importante observada foi a estabilidade do pH durante a fermentação, com pH inicial 6,0 e final pH 5,91. Portanto, o estudo detectou que o cultivo do micro-organismo em biorreator é promissor, abrindo possibilidade de novos estudos.