27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1239-2


Poster (Painel)
1239-2PRODUÇÃO DE AMILASES DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO E INDUSTRIAL POR LINHAGENS DE LEVEDURAS ASSOCIADAS AO FILOPLANO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO
Autores:Silva, M.H.R (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Guerra, O.G (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Blini, R.C.B (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Araujo, Q.R.V.F. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Fioravanti, D.K.O (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Barros, A.A.S (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Coqueiro, B.M.S. (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo

O Cerrado é formado pelo conjunto de formações vegetais de aspectos e fisionomia variáveis, formado principalmente de árvores baixas e retorcidas que se misturam a um exuberante estrato herbáceo rasteiro. O filoplano (superfície foliar) constitui um dos substratos mais abundantes e importantes para o desenvolvimento de leveduras. O atual interesse em estudar as interações entre linhagens de levedura e filoplano tem apresentado grande interesse pelo número de variedades destas linhagens isoladas sendo a maioria com alto potencial de aplicabilidade biotecnológica. Portanto este trabalho teve como objetivo principal isolar e analisar a capacidade de linhagens de levedura associadas ao filoplano de espécies arbóreas da biodiversidade do Cerrado em produzir amilase. As espécies selecionadas para o presente estudo foi o Pequi (Caryocar brasiliense) e o Pau-Terra-Grande (Qualea grandiflora) por serem espécies amplamente distribuídas pelo município de Três Lagoas/ MS. Foram selecionadas duas regiões remanescentes de Cerrado no município para o estudo, coletando quatro amostras de folha em cada região. As amostras foram assepticamente cortadas e pesadas, obtendo-se 2g em peso de folha, estas foram adicionada em 100mL de meio mínimo líquido para levedura (meio S) e suplementado com amido numa concentração final de meio a 0.5%, incubadas 28°C por 96h sob agitação de 150 rpm. Após este período de incubação cada amostra foi diluída, contada em câmara de Neubauer, plaqueada em triplicata em meio S sólido, para obtenção de aproximadamente 300 unidades formadoras de colônias (UFC) por placa e estas foram incubadas em estufa a 28ºC por um período de 120h. Após o crescimento, foram observadas colônias com características morfológicas diferentes e com produção de halos de amilolise os quais foram observados através de coloração com iodo sublimado, para calcular o índice de atividade enzimática (IE), que consiste na divisão do diâmetro do halo pelo diâmetro da colônia. Houve variação no número e forma de colônias crescidas, entretanto todas as amostras mostraram-se produtoras de enzimas amilolíticas. A espécie arbórea que apresentou uma maior diversidade de linhagens de levedura foi o pequizeiro, no entanto o IE das linhagens isoladas apresentaram similaridades. Este trabalho possibilitou concluir que existem linhagens de levedura no filoplano de Caryocar brasiliense e Qualea grandiflora que produzem algum tipo de amilase e que puderam ser expressas e excretadas, in vitro.