27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1234-1


Poster (Painel)
1234-1INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO NO3-:NH4+ NA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO E PARÂMETROS DE CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO MINERAL DA SOJA
Autores:Ramos, L.L. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; LIMA FILHO, O. F. (EMBRAPA - Embrapa Agropecuária Oeste) ; MERCANTE, F. M. (EMBRAPA - Embrapa Agropecuária Oeste)

Resumo

A disponibilidade de íons NO3- (nitrato) e NH4+ (amônio) afeta diretamente a absorção de nitrogênio pelas raízes das plantas. O estudo teve como objetivo avaliar a relação NO3-:NH4+ presente no substrato sobre a nodulação e crescimento fisiológico da soja, cultivada sobre condição hidropônica. As sementes de soja, cv. BRS 239, foram esterilizadas superficialmente e semeadas em areia autoclavada, sendo posteriormente transferidas para vasos com solução nutritiva, aos 15 dias após a emergência das plantas. Cada vaso recebeu duas plantas, sendo coletadas aos 35 dias após transplante. O estudo foi realizado em casa de vegetação, com seis tratamentos, correspondentes a diferentes relações de NO3-:NH4+ (1:1, 2:1, 3:0, 1:2 e 0:3) no substrato com 3 mM de N, incluindo o controle sem nitrogênio (solução nutritiva de Norris), utilizando-se quatro repetições. Foram avaliados parâmetros de crescimento da planta (parte aérea e raízes), nodulação (número e matéria seca de nódulos) e absorção de micro e macronutrientes. Quanto à produção de matéria seca da parte aérea, as plantas supridas com solução nutritiva contendo NO3-:NH4+ na proporção de 3:0 e 2:1 foram similares (p<0,01) entre si e superiores aos demais tratamentos. Do mesmo modo, o tratamento com a adição de NO3-:NH4+ na proporção de 3:0 promoveu maiores valores de matéria seca e volume de raízes, número de nódulos e quantidade de N, Ca e S acumulados na parte aérea, assim como N, P, Ca, Mg e S acumulados nas raízes de soja. Em geral, as plantas que obtiveram os melhores desempenhos no crescimento e absorção de nutrientes foram as que receberam maiores níveis de NO3- na solução nutritiva. Assim, estes estudos sugerem que o uso de 3 mM de Nitrogênio, na forma exclusiva de nitrato, pode proporcionar maior crescimento da soja, nodulação e absorção de nutrientes.