27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1233-1


Poster (Painel)
1233-1Avaliação Bacteriológica e Sorológica de caprinos infectados experimentalmente com a linhagem virulenta (C57) do Corynebacterium pseudotuberculosis.
Autores:SALES, T. S. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; OLIVEIRA, T.B. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; NASCIMENTO, A.B. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; NASCIMENTO, A.B. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; VILAS – BOAS, P.C.B. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; COSTA- SILVA,M. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da BahiaUNEB - Universidade Estadual da Bahia) ; PACHECO, A. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; MOURA- COSTA, L.F. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; VALE, V. (UNEB - Universidade Estadual da BahiaICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia) ; MEYER, R. (ICS-UFBA - Instituto de Ciências da Saúde-Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Na caprino-ovinocultura as infecções pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis determinam a Linfadenite Caseosa, reconhecida como uma doença crônica infecto-contagiosa de importância mundial. O microrganismo leva a formação de granulomas nos linfonodos superficiais e pode haver, ainda, lesão de vísceras. A enfermidade gera prejuízos econômicos evidenciados através da depreciação da lã, desvalorização da pele devido às cicatrizes resultantes dos abscessos, redução na produção de carne e leite, retardo no desenvolvimento dos animais, deficiências nos índices reprodutivos do rebanho, condenação de carcaças, descarte precoce e morte ocasional de animais. A identificação bacteriana pode ser realizada a partir das técnicas de isolamento do micro-organismo e caracterização por provas bioquímicas. Os resultados das provas bioquímicas apresentam possíveis variações, que podem ser atribuídas à existência de biovariedades entre as linhagens da C. pseudotuberculosis. Já a avaliação sorológica é uma forma de se identificar os animais infectados e afastá-los do restante do rebanho, pois a linfadenite caseosa é uma doença crônica e o animal infectado que não apresenta sinais clínicos evidentes pode ser um disseminador potencial do micro-organismo. Foram utilizados neste experimento doze caprinos num sistema de confinamento, que foram separados em dois grupos contendo seis animais cada. O primeiro grupo (GI) foi determinado como controle negativo, enquanto que no segundo grupo (GII) foi realizada inoculação de uma linhagem virulenta de C. pseudotuberculosis (C57), pela via subcutânea. Após a inoculação foram coletadas amostras de sangue, durante um período de sete meses, para a realização do ELISA indireto com o objetivo de acompanhar a cinética da IgG. Os animais infectados apresentaram granulomas nos linfonodos superficiais, que foram submetidos ao isolamento e à identificação bacteriana. Os resultados sorológicos demonstraram a soroconversão dos animais infectados e a análise bacteriológica apresentou resultados nas provas bioquímicas que caracterizam a linhagem virulenta de C. pseudotuberculosis (C57) como causadora da formação dos granulomas. Concluiu-se que mais estudos devem ser realizados para a avaliação da resposta imune do rebanho frente ao desafio por diferentes linhagens da C. pseudotuberculosis, quando se pretende controlar a disseminação de um determinado foco da doença em uma região.