27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1232-1


Poster (Painel)
1232-1Potencial de ação antifúngica de extratos e frações obtidas de Punica granatum (romã) contra Candida spp., cepas de hemocultura e biofilme.
Autores:ANIBAL, P.C (FOP/UNICAMP - Faculdade de Odontologia de PiracicabaCPQBA/UNICAMP - Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) ; ROQUE,F.P. (FOP/UNICAMP - Faculdade de Odontologia de PiracicabaCPQBA/UNICAMP - Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) ; SOUZA, I.M,O. (CPQBA/UNICAMP - Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) ; FOGLIO, M.A. (CPQBA/UNICAMP - Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas) ; HÖFLING, J.F. (FOP/UNICAMP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba)

Resumo

Pesquisas envolvendo plantas medicinais tem sido alvo de vários estudos, auxiliando pesquisas científicas em busca de novos fármacos para a indústria farmacêutica, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de novas terapias. Extratos obtidos de Punica granatum L. (romã) tem demonstrado diversas atividades, dentre elas, efeito anti-inflamatório, antitumoral e antimicrobiano, tendo ação antifúngica contra leveduras do gênero Candida. Esses microrganismos vêm causando sérias infecções, com significativo aumento no mundo inteiro, em decorrência do uso prolongado de antifúngicos, tendo como consequência a aquisição de resistência a esses fármacos. Diversos estudos tem demonstrado atividade antifúngica do extrato e frações da romã sobre leveduras desse gênero. Este estudo teve como objetivo verificar se extratos e frações obtidos da romã, e composto purificado apresentam atividade antifúngica em cepas padrão de Candida spp., em isolados de infecções nosocomiais (hemocultura) e em biofilme através do teste da concentração inibitória mínima (CIM). O extrato etanólico, as frações e o composto purificado foram testados através da CIM contra leveduras da espécie Candida albicans (CBS 562), C. tropicalis (CBS 94), C. krusei (CBS 573), C. parapsilosis (CBS 604) e C. glabrata (IZ 07), 10 isolados de hemocultura e em biofilme de C. albicans (SC 5314). As frações que apresentaram resultados foram analisadas por HPLC e o composto purificado foi obtido comercialmente. Os resultados obtidos revelaram-se promissores, com CIM de 125µg/mL contra as cepas de Candida spp e isolados de hemocultura. Deste modo, o extrato e as frações de P. granatum demonstram possuir capacidade antimicrobiana, sendo um campo promissor para a descoberta de novos fitomedicamentos para o tratamento alternativo de doenças.