27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1230-1


Poster (Painel)
1230-1Efeito imunomodulador de frações antigênicas de baixo peso molecular em esplenócitos de camundongos CBA infectados com Corynebacterium pseudotuberculosis.
Autores:COSTA-SILVA, M. (UFBA - Universidade Federal da BahiaUNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; VALE,V. (UFBA - Universidade Federal da BahiaUNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; PACHECO,A. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; GOMES, A.P.P (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; AZEVEDO, C. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; LIMA, D. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; RODRIGUES, G. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; REBOUÇAS, M (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; SOUZA, R (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; OLIVEIRA (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; ALVES, H (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; GALDINO (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; SALES, T (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; BRITO, T (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; TAVARES (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; BARRETO, L.M. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; TRINDADE, S (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; MEYER (UFBA - Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Linfadenite caseosa é uma doença que acomete pequenos ruminantes causando grandes perdas econômicas. É causada por Corynebacterium pseudotuberculosis, bactéria intracelular facultativa e para o seu controle requer uma resposta imunológica celular e humoral. Logo, é importante estudar o efeito sobre o sistema imune de frações antigênicas somáticas de baixo peso molecular dessa bactéria, avaliando sua capacidade de induzir a produção de citocinas. Para este estudo foram analisados quatro citocinas, TNF que é pró-inflamatória produzida por macrófagos e linfócitos T, auxilia na organização do granuloma característico dessa infecção, além de controlar uma resposta alta de IFN-γ. IL-10 evita uma resposta imune tanto inflamatória como anti-inflamatória exagerada, o que pode gerar danos teciduais. IFN-γé inflamatória, produzida por linfócitos T, ativa macrófagos, auxilia na formação do granuloma e a IL-4, que controla uma resposta inflamatória excessiva, também promove a ativação alternativa de macrófago. Neste trabalho utilizou-se 35 camundongos da linhagem CBA, divididos em 3 grupos, um com 15 animais infectados com 102 UFC da linhagem bacteriana T1 (atenuada), outro grupo de 15 animais infectados com a linhagem VD57 (selvagem) com a mesma dose de infecção e um grupo controle formado por 5 animais sacrificados no tempo 0. Aos 30, 60 e 120 dias, cinco animais de cada grupo de infecção foram sacrificados para mensuração, pelo teste ELISA, da produção in vitro das citocinas mencionadas, a partir de culturas de esplenócitos estimulados com antígenos somáticos fracionados de C.pseudotuberculosis com peso molecular abaixo de 10 e entre 50 e 10 kDa . Só os animais com VD57 formaram granulomas, o que pode explicar a maior produção de TNF, IL-10 e IL-4. A fração abaixo de 10 kDa mostrou caráter inibitório para todas as citocinas nos animais com VD57, já no grupo com T1 houve produção de IL-10, possivelmente para regular a produção de IFN-γ Na fração entre 10-50 kDa, verificou-se no grupo com VD57 houve inibição de IL-4 e IFN-γObservou-se caráter regulatório para os animais com T1, devido ao aumento da produção de IL-10 que decai com o tempo, entretanto ocorre o aumento de TNF, possivelmente regulando a produção de IFN-γ evitando, talvez, a síndrome da resposta imunológica Th1 que, poderia levar a danos teciduais, além de eliminar o patógeno. As frações abaixo de 10 kDa e entre 10-50 kDa modulam resposta imunológica para garantir a sobrevivência do patógeno no hospedeiro.