27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1218-1


Poster (Painel)
1218-1“PRODUÇÃO DE AMILASES DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO POR LEVEDURAS ASSOCIADAS AO FILOPLANO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO”.
Autores:Guerra, O.G. (UFMS/ CPTL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Reis da Silva, M.H. (UFMS/ CPTL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Blini, R.C.B. (UFMS/ CPTL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Lima, L. S. (UFMS/ CPTL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Araujo, Q.R.V.F. (UFMS/ CPTL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; F, D.K.O. (UFMS/ CPTL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Coqueiro, B.M.S. (UFMS/ CPTL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)

Resumo

Epicarpo e mesocarpo de frutos são tradicionalmente considerados excelentes habitats para leveduras, representando uma sucessão efêmera de microhabitats durante o desenvolvimento e deterioração. As espécies que primeiramente colonizam os frutos maduros ou em início de deterioração são caracterizadas pelo rápido crescimento e baixo perfil de assimilação, são geralmente apiculadas fermentadoras. As enzimas possuem características peculiares, tais como especificidade, diversidade e capacidade de produção em larga escala. Além disso, apresentam potencial biotecnológico amplo, sendo um deles a obtenção de produtos através de processos fermentativos. O principal objetivo deste trabalho foi o isolamento de linhagens de levedura do epicarpo de frutos de espécies arbóreas da biodiversidade do Cerrado que produzam enzimas amilolíticas capazes de degradar o amido, visando sua aplicabilidade em processos biotecnológicos. A espécie arbórea selecionada para o presente estudo foi o Pequi (Caryocar brasiliense) por esta ser uma espécie amplamente distribuída pelo município de Três Lagoas/ MS. Foram selecionadas duas regiões remanescentes de Cerrado no município para o estudo, coletou-se quatro amostras em cada região, as mesmas foram assepticamente cortadas e pesadas, obtendo-se 1,5g, e foi adicionada em 100ml de meio mínimo líquido para levedura (meio S) e suplementado com amido numa concentração final de meio a 0.5%, incubou-se a 28°C por 96h sob agitação de 150 rpm. Após este período de incubação cada amostra foi diluída, contada em câmara de Neubauer, plaqueada em triplicata em meio S sólido, para obtenção de aproximadamente 300 unidades formadoras de colônias (UFC) por placa e estas foram incubadas em estufa a 28ºC por um período de 120h. Após o crescimento, foram observadas colônias com características morfológicas diferentes e com produção de halos de amilolise os quais foram observados através de coloração das placas com iodo sublimado, para calcular o índice de atividade enzimática (IE), que consiste na divisão do diâmetro do halo pelo diâmetro da colônia. Este estudo possibilitou concluir que existe uma grande diversidade de linhagens de levedura que puderam ser isoladas do fruto de pequizeiro, com características morfológicas diferentes que produzem algum tipo de enzima amilolítica e que puderam ser expressas e excretadas in vitro, demonstrando também que estas representam uma fonte potencial de enzimas extracelulares de interesse industrial e biotecnológico.