27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1216-2


Poster (Painel)
1216-2Ocorrência de micobactéria não tuberculosa de difícil identificação em paciente com doença pulmonar - relato de caso
Autores:SOUZA, AR (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; CARVALHO, NFG (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; PEDRO, HSP (IAL - S.J. RIO PRETO - Instituto Adolfo Lutz) ; CURY, MRCO (IAL - S.J. RIO PRETO - Instituto Adolfo Lutz) ; LEMES, RA (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; SIMEÂO, FCS (IAL - Instituto Adolfo Lutz) ; CHIMARA, E (IAL - Instituto Adolfo Lutz)

Resumo

Diferentes regiões do mundo estão relatando o aumento na frequência de isolamento de micobactérias não tuberculosas (MNT) ao mesmo tempo em que muitas espécies novas estão sendo descritas. Apesar dos avanços no desenvolvimento de novos métodos para identificação desses patógenos, muitas espécies ainda são de difícil identificação e necessitam de diferentes métodos para obtenção de um resultado conclusivo. A relevância clínica dos isolados de MNT também depende da espécie, o que torna a identificação essencial para o diagnóstico. Neste trabalho, relatamos o caso de paciente do sexo feminino, 43 anos, imunocompetente, fumante, que apresentou história de febre esporádica, tosse e emagrecimento 17 anos após ter alta cura para tratamento de tuberculose (TB). Em investigação, apresentou raio-X sugestivo de TB e iniciou o tratamento básico supervisionado em 2011. Recebeu alta por mudança de diagnóstico em julho de 2011 e foi encaminhada para centro de tratamento especializado. Novo raio-X realizado em março de 2013 evidenciou lesões alveolares no lobo superior do pulmão direito associadas a cavitação e foi iniciada levofloxacina 500 mg/dia. No período de fevereiro de 2011 a abril de 2013 foram isoladas 11 culturas das quais sete apresentaram um mesmo padrão de restrição não descrito na técnica PRA-hsp65, inviabilizando a identificação. O sequenciamento do mesmo fragmento utilizado na técnica PRA-hsp65 foi realizado e a comparação com o banco de dados Genbank revelou similaridade com espécies do complexo Mycobacterium avium, M. colombiense (97%) e M. palustre (96%), mas com grau insuficiente para ser a mesma espécie. A comparação dos perfis de restrição entre essas espécies e o isolado mostrou maior semelhança com o perfil de M. colombiense. No entanto, baseado na análise filogenética, foi levantada a hipótese desse isolado pertencer a uma nova espécie. Novos alvos devem ser analisados para que essa hipótese seja confirmada, mostrando a necessidade de utilização diferentes técnicas de identificação na rotina diagnóstica para elucidação de casos de micobacterioses.