27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1215-1


Poster (Painel)
1215-1Comparação da atividade inseticida das proteínas Vip3Aa50 e Vip3Ca2 de Bacillus thuriengiensis à lagartas Spodoptera frugiperda
Autores:Figueiredo, C. S. (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCAV) ; Marucci, S. C. (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCAV) ; Augusto, M. L. V. (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCAV) ; Alves, E. C. C. (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCAV) ; Lemos, M. V. F. (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCAV) ; Desidério, J. A. (UNESP/FCAV - Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCAV)

Resumo

A bactéria Bacillus thuringiensis tem grande destaque na agricultura, visto que esta se comporta como eficiente agente de controle a insetos praga. Devido à expressão diferentes proteínas com atividade inseticida como as proteínas Cry, Cyt, quitinases e mais recentemente as proteínas de segunda geração denominadas de Vip. Atualmente, existem mais de 60 sequências de genes vip descritas as quais estão classificadas em quatro diferentes famílias: Vip1, Vip2, Vip3 e Vip4 . As proteínas do tipo Vip3 foram divididas em quatro classes Vip3A, Vip3B e Vip3C. As diferenças na composição de aminoácidos de cada proteína, que caracterizam as diferentes subclasses destas toxinas afetam significativamente a atividade inseticida e especificidade das mesmas. O objetivo deste estudo foi comparar a sequência das proteínas Vip3Aa50 e a Vip3Ca2 e verificar a atividade inseticida à lagartas neonatas de Spodoptera frugiperda. As proteínas Vip3Aa50 e a Vip3Ca2 clonadas em vetor de expressão pET-28a (+) e células de Escherichia coli BL21 (DE3) foram expressas em meio de cultura Luria Bertani com indução por IPTG a 0,5 mM, por 16 horas a 22 °C e 37°C respectivamente. Após o cultivo a expressão foi visualizada em SDS-PAGE e o lisado de cada proteína foi utilizado individualmente em bioensaios contra lagartas neonatas de S. frugiperda. A comparação da sequência de aminoácidos das proteínas Vip3Aa50 e a Vip3Ca2 utilizando o algoritmo Blastp resultou em 70% de similaridade. A proteína Vip3Aa50 apresentou 79,6 ng/cm2 e a proteína Vip3Ca2 CL50 de 5495,1 ng/cm2. A classe Vip3 possui várias proteínas descritas com ação inseticida á lepidópteros praga. Mas em razão das modificações na composição de aminoácidos devem ser testadas com vários insetos para estudo de especificidade como o caso da Vip3Ca2 que não se mostrou eficiente neste estudo. O alto nível de atividade inseticida da proteína Vip3Aa50 faz desta excelente alternativa para o controle de lagartas de S. frugiperda por meio do desenvolvimento de produtos biotecnológicos como bioinseticidas ou plantas transgênicas.