27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1214-1


Poster (Painel)
1214-1AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE COMPOSTOS SINTÉTICOS E NATURAIS EM LEVEDURAS DO COMPLEXO Cryptococcus neoformans
Autores:Silva, K.P (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Abrão, F.Y (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Lima, L.C.N (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Costa, C.R (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Souza, L.K.H (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Silva, M.R.R (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Oliveira, V (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Fernandes, O.F.L (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Os antifúngicos disponíveis para o tratamento de infecções fúngicas, como a anfotericina B e derivados azólicos apresentam um amplo espectro de ação, porém os altos custos, efeitos colaterais, além da aquisição de resistência dos fungos tornam sua eficácia limitada. Nestas circunstâncias, a busca por novos quimioterápicos com menor toxicidade e de baixo custo é necessária. No presente trabalho, foi avaliada a atividade antifúngica de quatro fármacos sintéticos, tamoxifeno (modelador seletivo do receptor de estrogênio), α- bisabolol (álcool sesquiterpeno monocíclico, constituinte primário do óleo essencial de Matricaria recutita e Myoporum crassifolium), indinavir (inibidor de proteinase do vírus HIV) didanosina (inibidor de transcriptase reversa do vírus HIV) e três compostos naturais (Psychotria spp, Sclerolobium paniculatum, Hymenaea courbaril), assim como o mecanismo de ação do fármaco que apresentou ação antifúngica sobre dez isolados de Cryptococcus neoformans. Para avaliar a atividade antifúngica, utilizou-se o teste de suscetibilidade in vitro microdiluição em caldo para leveduras protocolo M27-A3 (CLSI 2008) e para o mecanismo de ação, o método por citometria de fluxo. Na análise do mecanismo de ação foram utilizados dois marcadores fluorescentes, FUN-1 e Iodeto de Propidio (PI). Foi demonstrado que nenhum dos compostos naturais apresentou atividade antifúngica nas leveduras em estudo. Dentre os compostos sintéticos, apenas tamoxifeno apresentou ação inibitória sobre todas as amostras fúngicas, em concentração inibitória mínima que variou de 8 a 16 µg/mL e concentração fungicida mínima de 32 µg/mL. A análise por citometria de fluxo foi realizada com tamoxifeno sobre Cryptococcus ATCC 24065, e mostrou que este fármaco na concentração de 128 µg/mL atuou inibindo o metabolismo das células fúngicas.