27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1205-1


Poster (Painel)
1205-1Qualidade microbiológica dos sorvetes do tipo Italiano comercializado no centro da cidade de Mossoró-RN, um estudo preliminar
Autores:Mendonça, J. L. B. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Silva,R. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Dias, F.K.D. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Fernandes, L.C.B. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) ; Marques, R.C.P. (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo

O sorvete é um alimento bastante apreciado, principalmente em cidades quentes, por ser um alimento refrescante e de sabor agradável. Possui uma composição nutricional variável, rica em proteínas, carboidratos e lipídeos, uma vez que sua base é feita de leite e açúcar, entre outros o que o torna bastante susceptível à contaminação por agente microbiano, incluindo os patogênicos.O controle microbiológico de sorvetes é de fundamental importância por ser um alimento com um elevado potencial de contaminação, pode tornar-se um veículo de propagação de gastroenterites entre outras doenças.O objetivo do trabalho é avaliar a presença de bactérias do grupo coliformes em sorvetes do tipo italiano (Soft) comercializados no centro da cidade de Mossoró-RN e comparar os resultados obtidos com os limites fixados pela legislação.Foram analisadas três amostras de sorvetes, em triplicata. Dez gramas de cada amostra foram adicionadas em 90ml de água peptonada a 1% e inoculada em caldo lactosado (24 h), verde brilhante bile a 2% (48 h) e meio EC (24 h) seguindo a técnica dos tubos múltiplos.De acordo com os critérios estabelecidos pela legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, RDC n° 12, de 02 de Janeiro de 2001, a contagem de bactérias coliformes a 45° C/ grama deverá ser de até 50 NMP/g, sendo o n=5(número de unidades a serem colhidas aleatoriamente em um mesmo lote), c=2(número máximo de amostras), m=10 (limite inferior) M=10 (limite superior). Quando o resultado obtido for inferior a m, a unidade é considerada aceitável, se der maior, a unidade é considerada inaceitável. Resultados intermediários atribuem ao produto uma qualidade marginal, neste caso, se três amostras ou mais estiverem entre m e M, o lote deve ser rejeitado. Os resultaram mostraram que a amostra 01 apresentou 104 NMP/g, a amostra 02 apresenta 40 NMP/g a amostra 03 apresentou 20NMP/g de coliformes a 45°C. O controle microbiológico do sorvete tipo italiano é importante, porém a avaliação periódica desses produtos deve ser feita, uma vez que o lote do leite utilizado para a fabricação do sorvete poderá estar contaminado, bem como a limpeza e a manutenção da máquina de sorvete expresso que é utilizada poderá interferir de forma direta nos resultados, havendo uma necessidade de repeti-los em diferentes datas.