27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1202-2


Poster (Painel)
1202-2Streptococcus DO GRUPO B COMO AGENTE COLONIZADOR DE PARTURIENTES NO RIO DE JANEIRO: MÉTODOS DE DETECÇÃO E CARACTERÍSTICAS DAS AMOSTRAS
Autores:Botelho, A. C. N. (IMPPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ) ; Marinho, P. S. (ME/UFRJ - Maternidade Escola da UFRJ) ; Braga, J. R. S (ME/UFRJ - Maternidade Escola da UFRJ) ; Pinto, T. C. A. (IMPPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ) ; Santos, K. T. B. (IMPPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ) ; Rocha, G. T. (IMPPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ) ; Fracalanzza, S. E. L. (IMPPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ) ; Teixeira, L. M. (IMPPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ)

Resumo

Streptococcus agalactiae (group B Streptococcus, GBS) coloniza membranas mucosas de seres humanos, principalmente o trato intestinal e genitourinário de forma assintomática. Gestantes colonizadas podem transmitir GBS para os recém-natos, os quais podem desenvolver bacteremia, pneumonia, meningite e choque séptico. A profilaxia intraparto com antibióticos tem sido amplamente utilizada para a prevenção das doenças perinatais por GBS, mas oferece riscos. Os objetivos deste estudo foram comparar os sítios de coleta e diferentes meios para isolamento de GBS; determinar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos; e avaliar um ensaio de PCR-multiplex para a caracterização molecular dos 9 tipos capsulares, comparando sua acurácia com a técnica convencional de sorotipagem. Foram avaliadas 275 mulheres grávidas na 35ª semana de gestação, no período de setembro de 2011 a fevereiro de 2012. Os sítios de coleta foram a vagina, o ânus, e o combinado vagina-ânus. Os espécimes clínicos foram inicialmente inoculados em Caldo Todd-Hewitt contendo ácido nalidíxico e gentamicina (THB-ANG), e em caldo Granada (BioMérieux), seguidos de subcultivo em meio de agar sangue. Colônias suspeitas de GBS foram identificadas por métodos convencionais. Das 275 pacientes avaliadas, 78 (28,4%) apresentavam colonização por GBS em, pelo menos, um dos sítios investigados, dando origem a 223 amostras bacterianas incluídas neste estudo. Diferentes combinações de positividade entre os três sítios de coleta testados foram observadas. Foi na coleta combinada vagina-ânus onde se observou uma maior positividade no isolamento de GBS. O meio THB-ANG e o meio Granada apresentaram desempenhos semelhantes, salvo no sítio vaginal onde o THB-ANG teve melhor performance. Os testes de susceptibilidade aos antimicrobianos indicaram que todas as amostras foram sensíveis à ampicilina, vancomicina, levofloxacina e ceftriaxona. A resistência à tetraciclina foi encontrada em 94,2% das amostras. O fenótipo de resistência cMLSB foi encontrado em 4 (1,8%) amostras, já o fenótipo de resistência iMLSB observado em 10 (4,5%) amostras. O fenótipo M foi observado em 20 (9%) amostras. A sorotipagem convencional e o PCR multiplex foram realizados em 138 amostras. Em 84 amostras foi observada a concordância entre as técnicas, sendo os sorotipos Ia (73,8%), II (19%) e Ib (3,6%) mais frequentes. Entre os resultados incongruentes, o mais comum, observado em 10 amostras, consistiu na detecção do sorotipo III pelo método convencional e do Ib pelo PCR-multiplex. Os dados gerados com esse estudo contribuirão com informações sobre características moleculares das amostras de GBS que circulam no país, as quais são úteis para basear o desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento das infecções por este microrganismo.