27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1200-1


Poster (Painel)
1200-1Bactérias resistentes a metais pesados e capazes de produzir exopolissacarídeos com atividade emulsificante, isoladas de uma mina de cobre na região amazônica e com potencial de utilização em processos de biorremediação
Autores:Domingues, V.S. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Rezende, A.M. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Magalhães, R.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Queiroz, A.L.L. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lafaiete, A.M.X. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Monteiro, A.S. (UNIVALE - Universidade Vale do Rio Doce) ; Santos, V.L. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Substâncias poliméricas extracelulares microbianas são usualmente exopolissacarídeos (EPS) que podem ser excretados em resposta a fatores de estresse ambiental, como a exposição a metais pesados, diminuindo sua toxicidade. Também são capazes de agir na colonização de superfícies e, por isso, podem apresentar ação tensoativa, o que permite seu uso como surfactantes ou emulsificantes e conferem potenciais de utilização industrial e em processos de biorremediação. Este estudo objetivou isolar bactérias de uma mina de cobre na Floresta Amazônica, resistentes a metais pesados e capazes de produzir EPS. Foram coletadas amostras da água dos processos industriais (AP), do flotador de minério (FT), do sedimento recém-depositado na lagoa de rejeitos (LM1), do sedimento já estabilizado (LM2) e do sedimento sob influência do solo (LO). A análise da diversidade de amostras mostrou significativas diversidade de morfotipos e densidade bacteriana, atingindo um índice de Shannon-Wiener maior em LO e uma densidade de 1,34.108 NMP/g em LM2. A adição de Pb, As e Cd (1 mM) e Cu e Zn (3 mM) ao meio de cultura não reduziu expressivamente a densidade para a maioria das amostras, sobretudo para aquelas de AP e FT, indicando possível resistência aos metais. Neste contexto, um enriquecimento das amostras foi conduzido em cultura de BHI contendo Pb, As e Cd até 3 mM e Cu e Zn até 15 mM e 77 isolados foram obtidos, dos quais 47 foram positivos para a produção de EPS na seleção por plaqueamento em BHI adicionado de Vermelho-Congo e Calcoflúor. Destes, a produção de EPS a partir do sobrenadante alcançou mais de 6 g/L em meio mínimo mineral suplementado com glicose a 25 g/L, 5 sobrenadantes exibiram índices de emulsificação com tolueno acima de 50% e 4 deles reduziram a sua tensão superficial para valores abaixo de 40 mN/m. As moléculas extraídas das linhagens Actimomyces viscosus E3.Pb 5, Bacillus sp. E3.Cd 2, Bacillus sp. E4.Cd 2 e Bacillus sp. E4.Cu2 foram selecionadas por sua atividade e caracterizadas em função da concentração, atingindo máximos de atividade emulsificante superiores a 50% em cerca de 10 mg/mL, com destaque para Bacillus sp. E4.Cd 2 que alcançou 72,73% a 7,5 mg/mL. Os resultados sugerem possível aplicação dos EPS na emulsificação de poluentes hidrofóbicos para sua degradação, com altos índices de emulsificação em baixas concentrações, além de um potencial de adsorção de metais pesados, características importantes em processos de biorremediação.