27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1196-1


Poster (Painel)
1196-1Variabilidade genética de Bactérias láticas bacteriocinogênicas isoladas de leite de cabra por macrorrestrição com enzima SmaI e Pulsed Field Gel Electrophoresis
Autores:Cavicchioli, V.Q. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Perin, L.M. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Dornellas, W.S (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Nero, L.A (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

A caracterização molecular de novas cepas de bactérias láticas (BAL) bacteriocinogênicas é importante para selecionar linhagens de interesse e otimizar estudos para caracterização da atividade antimicrobiana. O objetivo do trabalho foi caracterizar por PFGE isolados de BAL bacteriocinogênicos obtidos de leite de cabra, e associar seus perfis genéticos com genes de bacteriocinas. Uma coleção de 33 isolados identificados como Enterococcus spp. (17 E. durans, 8 E. faecalis, 7 E. faecium e 1 E. hirae) e 24 Lactococcus spp. (21 L. lactis subsp. lactis e 3 L. lactis), caracterizados como bacteriocinogênicos e com diferentes resultados para a presença de genes associados à bacteriocinas (nis, lanB, lanC, lanM, entA, entP, entB, entL50A, entL50B e entAS-48), foram submetidos à macrorrestrição com enzima SmaI e caracterizados por PFGE. Os perfis genéticos obtidos foram analisados buscando associações com os genes pesquisados. Em relação a Enterococcus, 31 isolados apresentaram perfis de restrição (n = 24) e foram agrupados em 4 clusters principais (E1, E2, E3, E4); considerando nível de similaridade de 90%, foi possível a identificação de 12 grupos. E2 e E4 agruparam 8 e 4 isolados, respectivamente, com perfis genéticos idênticos (100%); porém, esses isolados apresentaram diversidade no padrão de resultados positivos para entL50AB e entP. Isolados de E4 identificados como E. durans e E. faecium apresentaram perfis genéticos idênticos, assim como padrões de resultados positivos para genes de bacteriocinas. Em relação a Lactococcus, 22 isolados apresentaram perfis de restrição (n = 14) e foram agrupados em 2 clusters principais (L1 e L2), e 9 grupos considerando taxa de similaridade de 90%. L2 apresentou 9 isolados com perfis genéticos idênticos, porém com resultados diferentes para nisA em 6 isolados, e 2 isolados apresentaram resultados diferentes para os genes lanC e nisA simultaneamente. Os resultados demonstram maior variabilidade dos perfis genéticos entre os isolados identificados como Enterococcus quando comparados a Lactococcus, e variações nos padrões de resultados para bacteriocinas entre isolados com perfis genéticos idênticos. Embora a técnica de PFGE apresente alto poder discriminatório, a variação nos resultados de genes associados a bacteriocinas indica a necessidade de metodologias alternativas de agrupamento genético em coleções de BAL bacteriocinogênicas para identificação de cepas com potencial interesse para bioconservação.