27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1194-1


Poster (Painel)
1194-1Potencial de controle de leveduras negras por metabólitos produzidos por actinobactérias isoladas da região entre marés da Ilha do Mel, Paraná, Brasil.
Autores:Dalitz, C. A. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Porsani, M. V. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Figel, I. C. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Pimentel, I. C. (UFPR - Universidade Federal do Paraná) ; Dalzoto, P. R. (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Actinobactérias são bactérias gram-positivas que ocorrem em ambientes variados. São conhecidas por produzirem metabólitos secundários com potencial biotecnológico, como diversos antibióticos e enzimas líticas. A enzima quitinase é capaz de degradar a quitina, um biopolissacarídeo estrutural, presente em muitos organismos, como na composição da parede celular fúngica. Fungos são encontrados nos mais diversos nichos e algumas espécies possuem interesse clínico, como as leveduras negras dos gêneros Exophiala, Rhinocladiella e Cladosporium. Estas são responsáveis por patologias como feohifomicose e cromoblastomicose, que atingem principalmente pacientes imunocomprometidos. O tratamento destas micoses se dá, principalmente, com o uso de drogas antifúngicas, como por exemplo anfotericina B, fluconazol e itraconazol. Como muitas linhagens tem apresentado resistência a essas drogas, é importante a busca por novas moléculas com potencial antimicrobiano. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial inibitório de 15 actinobactérias do gênero Streptomyces isoladas da região entre marés da Ilha do Mel, PR, sobre 7 isolados de Exophiala, Rhinocladiella e Cladosporium. O potencial inibitório das actinobactérias em relação às leveduras negras foi avaliado por meio de testes de inibição. Nesses testes, uma suspensão salina padronizada contendo 3.108 células/mL de actinobactéria, foi espalhada em uma placa de Petri com o auxílio de uma alça de Drigalski e em seguida foi retirado um bloco de meio de cultura Dextrose Agar Sabouraud do centro da placa e inserido outro bloco contendo uma cultura de fungo incubado a 27ºC por 7 dias. O controle foi feito utilizando uma cultura com fungo apenas. O diâmetro em mm do crescimento do fungo foi medido após 7 e 14 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualisado, os dados foram transformados para logx+1, e realizou-se a ANOVA (p<0,01). O valor de F encontrado foi altamente significativo, indicando que há diferença estatística entre os tratamentos utilizados. Em seguida, foi empregado o teste de Tukey (p<0,05), o qual indicou diferença entre os controles e os testes. Assim, pode-se concluir que há inibição das linhagens de fungos Exophiala, Rhinocladiella e Cladosporium pelas actinobactérias do gênero Streptomyces testadas neste trabalho.