27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1187-2


Poster (Painel)
1187-2AÇÃO ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia alba (ERVA CIDREIRA) E Lippia sidoides (ALECRIM PIMENTA) SOBRE ISOLADOS DE Mycobacterium tuberculosis.
Autores:Dantas, J.C.P. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Mota, A.P.P. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Nogueira, N.A.P. (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Frota, C.C. (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

INTRODUÇÃO: A doença tuberculose é altamente infecciosa e foi estimado que um terço da população mundial esteja infectada. Em 2011, foi estimado que 8,7 milhões de pessoas no mundo tiveram a doença, representando umas das doenças infecciosas que mais matam no mundo. O agente causador da infecção é o Mycobacterium tuberculosis, uma micobactéria com alta capacidade de adquirir resistência aos agentes usados no tratamento. O desenvolvimento de novas drogas ou opções terapêuticas com atividade antimicobacteriana se faz necessário para a redução da prevalência da doença. As plantas através de vias metabólicas secundárias produzem diversos compostos, sendo já verificada atividade biológica contra micobactérias em algumas classes de terpenóides e fisalinas. OBJETIVO: Este estudo avaliou a atividade antimicobacteriana de óleos essenciais de Lippia alba e Lippia sidoides, ambos pertencentes a família Verbenaceae, contra isolados sensível as drogas antimicobacterianas e cepa padrão (H37Rv) de M. tuberculosis. MATERIAIS E MÉTODOS: A técnica utilizada foi de microdiluição em placa de 96 poços (Resazurin Microtiter Assay - REMA), onde se utiliza a rezasurina, indicador de oxirredução, para a avaliação do crescimento bacteriano. Dessa forma podemos avaliar visualmente o valor da concentração inibitória mínima (CIM). Essa técnica reduz o tempo de incubação do bacilo da tuberculose para no máximo sete dias. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: As micobactérias apresentam altos percentuais de lipídeos em sua parede celular, conferindo-as uma pronunciada hidrofilia, o que dificulta a entrada de moléculas com caráter polar. Os óleos essenciais contêm moléculas apolares sendo os mais promissores em relação à atividade antimicobacteriana. Esse caráter apolar permite a entrada mais facilitada das moléculas na célula bacteriana, conferindo uma possível ação terapêutica dessa molécula. Os óleos essenciais testados não apresentaram atividade contra as cepas testadas, essa falta de atividade pode ter acontecido por vários motivos como a volatilidade do óleo, insolubilidade em água e principalmente pela sua complexidade química, visto que em um óleo essencial podem ter várias moléculas presentes em diversas concentrações. CONCLUSÃO: Os óleos essenciais extraídos da erva cidreira e do alecrim pimenta não apresentaram atividade antimicobacteriana contra cepas sensível e padrão de M. tuberculosis, porém o grande potencial terapêutico desses óleos essenciais ainda tem que ser investigado em pesquisas futuras, pois o caráter apolar desses óleos pode ser uma característica importante na pesquisa de novos agentes terapêuticos contra a tuberculose.