27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1184-2


Poster (Painel)
1184-2EFEITO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS VEGETAIS DE CANELA-PRETA (Nectandra megapotamica (Spreng.) Mez) SOBRE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS
Autores:SANTANA C. B. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; PINTO; F. G. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; FRUET. T.K. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; WEBER. D. L. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; PANDINI; J. A. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; SCUR. M.C. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; SOUZA; J. L.S. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; CEZAR; T. P. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; KUO; L.H. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo

A utilização de extrato vegetais com propriedades antimicrobianas pode ser uma alternativa para reduzir a utilização de produtos químicos no meio ambiente, assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito antimicrobiano de diferentes extratos vegetais de folhas de canela-preta (Nectandra megapotamica (Spreng.) Mez), sobre 5 cepas padrões de micro-organismos. As folhas foram coletadas e secas em estufa com circulação de ar a 40°C por 48h e trituradas em moinho elétrico de facas para a obtenção do pó. Para a obtenção do extrato aquoso (EAq) adicionou-se ao pó a água destilada estéril na proporção de 2:10 (p/v) para para agitação por 24 horas em shaker, e após esterilizados por filtração. Para a obtenção do extrato alcoólico (EA) e de acetato de etila (EAE) adicionou-se ao pó os agentes extratores na proporção de 1:10 (p/v) para agitação por 24 horas em shaker, que posteriormente foram esterilizados por filtração. A concentração dos extratos EA e EAE realizou-se em rota-evaporador a uma temperatura de 40º C. Os micro-organismos testados quanto à suscetibilidade aos extratos foram Klebsiela pneumoniae, Escherichia coli, Baillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa e Proteus mirabilis. A metodologia empregada para a avaliação da atividade antimicrobiana foi o método de microdiluição em caldo, através da determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e da concentração bactericida mínima (CBM). As concentrações avaliadas variaram de 200 a 3,125 mg.mL-1 para EA e EAE e de 100 a 1,56 mg.mL-1 para o EAq. Observou-se que o EAq. apresentou CIM 50 e CBM maior que o limite de detecção, para B. subtilis, P. aeruginosa e P. mirabilis e o EA apresentou maior atividade inibitória com CIM 25 e CBM 50. Para o EAE os resultados variaram entre os micro-organismos testados sendo E. coli o mais suscetível ao extrato com CIM de 12 e CBM 12. Conclui-se que a canela-preta utilizando o agente extrator EAq. demonstrou maior eficiência no controle de bactéria gram-positiva, já os EA e EAE apresentaram maior inibição para as bactérias gram-negativas testadas.