27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1179-2


Poster (Painel)
1179-2Avaliação de metabólitos secundários produzidos por fungo endofítico isolado de guaranazeiro com ação antifúngica ao Colletotrichum fragariae
Autores:Sartori, S.B. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros") ; Elias, L.M. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros") ; Gomes, L.H. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros") ; Azevedo, J.L. de (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros") ; Lira, S.P. de (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros")

Resumo

Atualmente considera-se que todas as espécies de plantas que habitam ecossistemas naturais estabelecem algum tipo de associação simbiótica com fungos endofíticos. Uma grande quantidade destes fungos isolados de plantas vêm sendo caracterizados e têm apresentado um considerável potencial para descobertas de novas moléculas bioativas. Em particular, os micro-organismos de áreas ainda pouco exploradas como a floresta Amazônica. O interesse no emprego de compostos naturais produzidos por micro-organismos com aplicação agronômica, como no combate à fitopatógenos, aumentou significativamente nos últimos anos, sendo considerados de grande importância como substitutos para os produtos agroquímicos tradicionais. A antracnose, causada por fungos do gênero Colletotrichum spp. é uma das principais doenças de culturas do mundo, causando grandes perdas em culturas como guaraná, pimentão, morango, entre outras. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi o estudo químico e biológico de metabólitos secundários produzidos por um fungo endofítico isolado de guaranazeiro da Amazônia contra o fitopatógeno Colletotrichum fragariae. Para tanto, o extrato bruto obtido do cultivo do fungo endofítico (código 507) foi submetido a uma partição líquido-líquido (água e acetato de etila) e a fração orgânica, a qual se apresentou ativa, foi submetida a cromatografia em coluna pré-empacotada do tipo Sep-Pak de sílica obtendo-se 12 frações. A fração 1, com maior atividade contra o fitopatógeno foi, então, submetida à cromatografia em camada delgada e apresentou 4 bandas distintas as quais foram isoladas e avaliadas em bioensaio. A porcentagem de inibição foi calculada utilizando o programa Image Processing and Analysis in Java (ImageJ). O bioensaio de atividade inibitória mostrou que somente a 2ª banda mais polar foi capaz de inibir o crescimento do fitopatógeno em 82,22%. Conclui-se que o extrato do fungo 507 apresenta metabólitos secundários com atividade antifúngica ao fitopatógeno Colletotrichum fragariae. Entretanto, serão necessárias etapas adicionais para purificação e elucidação do composto antifúngico ativo.